Amir Lando pede punição de culpados por assassinatos de trabalhadores sem-terra
O senador Amir Lando (PMDB-RO) defendeu punição para os responsáveis pelos assassinatos de trabalhadores rurais sem-terra nos municípios de Jaru, Buritis, Machadinho d"Oeste e Ariquemes, em Rondônia. Os conflitos pela posse da terra que ocorrem no estado e no país preocupam o senador, que atribui a responsabilidade por eles à lentidão com que vem sendo implementada a reforma agrária.
Para Amir Lando, a demora na concessão de títulos de propriedade de terras desapropriadas se deve a um retrocesso na legislação e à falta de decisão política do governo federal para resolver a questão agrária no país. Segundo o senador, o prazo de até sete anos para a conclusão de processos de desapropriação inviabiliza a agricultura familiar e a geração de emprego no campo.
- A propriedade tem que ter função social. A terra existe para a humanidade viver dela e tem que ser realmente um bem de produção - argumentou Amir Lando.
O senador se disse contrário às invasões de terra, mas acredita que esses atos se legitimam diante da inércia do governo. Diante um governo -inerte-, a invasão se legitima, afirmou.
25/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI da Terra vai acompanhar tramitação na Justiça dos assassinatos de trabalhadores rurais
Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia
Papaléo pede punição de culpados por medicamentos adulterados
Amir Lando quer mudar legislação para uso da terra em Rondônia
Amir Lando pede recursos para a BR-364
Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia