Amir Lando quer mudar legislação para uso da terra em Rondônia



A Medida Provisória nº 2048, que determina que as propriedades rurais em Rondônia só podem explorar 20% da sua área, preservando-se os 80% restantes como reserva florestal, foi criticada nesta quinta-feira (dia 19) pelo senador Amir Lando (PMDB-GO). Ele defendeu sua substituição pelo Zoneamento Sócio Econômico do Estado, que adota um critério flexível.

- Levando em conta uma realidade que consulta muito mais os interesses da população, o zoneamento permite a utilização de 30% a 100% das terras de uma propriedade - disse ele.

Amir Lando afirmou que a Amazônia dispõe de aproximadamente 100 milhões de hectares de terras férteis, propícias para atividades agrícolas pastoris. No entanto, apesar de o governo haver estimulado, através de políticas públicas, a ocupação da Amazônia, inclusive com a promessa de que cada chegante teria direito a 100 hectares, os agricultores "estão sendo enxotados de Rondônia".

O erro dessa nova estratégia, segundo o senador, permite que se desconfie das intenções de quem a adotou. Ele próprio insinuou que não apenas a MP 2.048, mas a falta de iniciativa oficial no que se refere a implementação de uma reforma agrária, "dá margem a que se pense numa limpeza da área para que ela venha a ser ocupada por povos mais adiantados". Essa situação, disse o senador, não pode ser aceita. Ele lembrou que o povo de Rondônia venceu todas as dificuldades que se apresentaram, dos pântanos à malária, para ocupar a região, com estímulos do próprio governo, e agora se vê abandonado.

O senador também relacionou as ações violentas realizadas por grupos de sem- terra, como a ocupação da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Velho, à ineficiência e aos equívocos da política oficial.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) se solidarizou com Amir Lando. Ele lembrou que milhares de catarinenses se deslocaram para Rondônia, estimulados pelo próprio governo federal, que estaria empenhado em promover a ocupação da Amazônia.

19/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia

Amir Lando quer investimentos para produção leiteira de Rondônia

Amir Lando defende incentivos para cafeicultura de Rondônia

Amir Lando pede punição de culpados por assassinatos de trabalhadores sem-terra

Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia

Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia