AMIR LANDO VÊ NO FORTALECIMENTO DO ESTADO SOLUÇÕES PARA O PAÍS



O senador Amir Lando advertiu estadefendeu a necessidade de se fortalecer o Estado brasileiro e das instituições públicas. Só assim, segundo ele, será possível um novo projeto de país, voltado para o interesse de sua própria população e para a construção de uma sociedade mais justa.
Amir Lando deu exemplos concretos do que considera falência do Estado: a venda de todo um patrimônio público construído ao longo de décadas, com privatizações mal feitas e contrárias ao interesse nacional; a volta de doenças que já tinham sido erradicadas, como a febre amarela, a dengue e a tuberculose e o crescimento sem controle da dívida pública, interna e, principalmente, externa.
Segundo o senador, o Estado deve ser o reflexo dos interesses maiores da sociedade, mas, atualmente, caminha na contramão dos interesses nacionais, ao privilegiar o saneamento de bancos falidos, o financiamento de instituições multinacionais e as atividades pouco geradoras de mão-de-obra.Amir Lando disse que o país deve mais de meio trilhão de reais, e que a dívida externa, no ano 2000, será de US$50,3 bilhões e as exportações serão de US$55,3 bilhões.
- São informações que explicam a nossa dependência à agiotagem internacional.- disse.
O senador alertou sobre as privatizações e falou sobre problemas do país; como o desemprego, o analfabetismo e as epidemias. Para ele, sem um programa de desenvolvimento econômico e social e sem a redefinição da matriz industrial brasileira, o programa de privatizações, apesar de outros objetivos alegados, serviu, apenas, para "fazer caixa" no sentido do ajuste fiscal e do pagamento da dívida pública.
- Não haverá nova economia sem reestruturação do Estado brasileiro, que possui os mais valiosos recursos naturais do planeta, dimensão geográfica continental, bom mercado interno e recursos financeiros que, se melhor canalizados, poderiam viabilizar a nova economia brasileira- afirmou.

05/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando destaca importância do orçamento para o país

Para Amir Lando, agências reguladoras atuam ao largo do Estado

AMIR LANDO: PRIVATIZAÇÕES REPRESENTAM DESMONTE DO ESTADO

Amir Lando quer maior participação do PMDB no cenário político do país

Amir Lando pede recursos para a BR-364

Amir Lando requer a governo limites para desmatamento