AMORIM DENUNCIA DESVIO DE RECURSOS DE FUNDOS CONSTITUCIONAIS
A denúncia foi feita com base em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentado à comissão mista que analisa a medida provisória que define as regras para operações de crédito com recursos dos fundos constitucionais.
Os recursos dos FCO e FNO, segundo afirmou o senador, estariam sendo usados para financiamentos a hotéis, em Cuiabá, que apesar de estarem com as obras paradas, mantêm uma contínua liberação de recursos. Outro exemplo de irregularidade foi apontado pelo senador na cidade de Colorado D"Oeste, em Rondônia.
- Uma obra de frigorífico e outros empreendimentos, financiados pela Sudam, vêm recebendo recursos, mas as obras não andam. Inexplicavelmente, a fiscalização das instituições nada fazem e o dinheiro do povo continua indo para o bolso desses espertalhões travestidos de empresários - protestou Amorim.
O senador defendeu a criação de mecanismos de fiscalização com remanejamento periódico dos fiscais, uma vez que, segundo ele, o atual sistema não funciona. "Nada se faz para exigir a aplicação correta das parcelas liberadas, o dinheiro some e tudo continua na mesma", lamentou. Amorim também lembrou que, desde a implantação do FNO, existe má distribuição espacial dos recursos, contrariando sua principal meta de reduzir as desigualdades intra-regionais.
Amorim alinhou-se aos senadores Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE) na busca de uma solução que altere mecanismos e retire empecilhos, principalmente em relação às exigências para a concessão do crédito que encarecem os investimentos dos micro e pequenos produtores. "Reorganizar esses fundos é um imperativo de justiça, até porque recoloca esse instrumento de acordo com os ideais que ensejaram sua criação e dá um basta aos desvios dos recursos públicos", concluiu o senador.
15/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
AMORIM DENUNCIA DESVIO DE RECURSOS DE FUNDOS CONSTITUCIONAIS
AMORIM PROPÕEM DESTINAR RECURSOS DE FUNDOS CONSTITUCIONAIS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITOS
ERNANDES AMORIM DENUNCIA DESVIO DE RECURSOS EM RONDÔNIA
AMORIM DENUNCIA DESVIO DE VERBAS EM RONDÔNIA
CAE discute riscos de crédito com recursos de fundos constitucionais
RELATÓRIO DO TCU APONTA RECURSOS OCIOSOS EM FUNDOS CONSTITUCIONAIS