AMPLIAÇÃO DA IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA CONTINUA NA CCJ



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisa duas propostas que alteram o limite de idade para aposentadoria de funcionários públicos. Uma, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), aumenta de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos servidores públicos. A outra, do senador Ramez Tebet (PMDB-MS) também amplia para 75 anos a idade mínima para aposentadoria do funcionário público, mas torna a decisão facultativa. A proposta de Simon também amplia de 65 para 70 anos o limite de idade para a nomeação de magistrados e ministros de tribunais superiores.
O senador Ramez Tebet ressalta os avanços da ciência na últimas décadas que aumentaram a expectativa de vida dos brasileiros e tornaram obsoleta a legislação no que diz respeito ao tempo para aposentadoria. O senador Pedro Simon também destaca o aumento da expectativa de vida do brasileiro, as mudanças demográficas geradas pelo desenvolvimento econômico e o atraso da Constituição.
- A idéia é fazer uma atualização, haja vista a freqüência com que nos chegam notícias de casos de pessoas, com alto preparo intelectual e largo tirocínio profissional, afastadas compulsoriamente de suas atividades - afirmou.

18/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA PEC QUE AUMENTA IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA PROPORCIONAL

DUTRA CRITICA DECRETO COM IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA

Paim critica ideia de aumentar idade mínima exigida para a aposentadoria

CCJ APROVA IDADE MÍNIMA DE 21 ANOS PARA PAIS ADOTIVOS

PATROCÍNIO QUER REDUZIR IDADE MÍNIMA PARA MENOR TRABALHADOR

Flexa Ribeiro defende redução da idade mínima para candidato a deputado