CCJ APROVA PEC QUE AUMENTA IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA PROPORCIONAL



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (dia 15), parecer favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta a idade mínima para que o servidor público se aposente com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. De autoria do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), a matéria foi relatada pela senadora Maria do Carmo (PFL-SE).
Pela proposta aprovada - que ainda será votada em dois turnos no plenário do Senado, antes de seguir para a Câmara dos Deputados -, a idade mínima para que o funcionário público se aposente proporcionalmente foi aumentada de 65 anos para 70 anos de idade, no caso dos homens, e de 60 para 65 anos de idade, se mulher.
A matéria, que foi debatida por uma hora pelos integrantes da comissão, também possibilita ao servidor trabalhar mais tempo, se este for seu desejo. A idade limite para a aposentadoria compulsória, hoje estipulada em 70 anos para ambos os sexos, passará a ser de 75 anos, caso a proposta altere a Constituição.
Os senadores Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e Roberto Freire (PPS-PE) abstiveram-se de votar.
SUBCOMISSÃOA CCJ aprovou, por unanimidade, a criação de uma subcomissão permanente para acompanhar as conclusões apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades cometidas no âmbito do Poder Judiciário. A criação da subcomissão foi proposta pelo senador Djalma Bessa (PFL-BA).
Segundo o parlamentar, além de fiscalizar o acompanhamento dos desdobramentos das denúncias enviadas ao Ministério Público pela CPI, a subcomissão deverá ainda receber e catalogar novas denúncias, procedendo às medidas necessárias para novas investigações. Ela será composta por sete senadores, a serem posteriormente designados pelo presidente da CCJ, senador José Agripino (PFL-RN).
A CCJ aprovou outro requerimento de Djalma Bessa, em que o senador solicita um voto de louvor para a funcionária da rede de hospitais Sarah Kubitschek em Brasília, Lúcia Vilarinho Braga, premiada mês passado por uma universidade francesa com uma condecoração concedida a cada meio século para apenas três pessoas. Ela foi a primeira brasileira a ser agraciada.

15/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMPLIAÇÃO DA IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA CONTINUA NA CCJ

DUTRA CRITICA DECRETO COM IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA

Paim critica ideia de aumentar idade mínima exigida para a aposentadoria

Senado adia decisão sobre PEC que aumenta idade para aposentadoria compulsória

Reforma taxa os inativos e aumenta em sete anos idade para aposentadoria no serviço público

PEC de Simon aumenta para 75 anos idade para aposentadoria compulsória de ministro do STF