Ana Amélia alerta para problemas na fiscalização das fronteiras
Em discurso nesta quinta-feira (29), a senadora Ana Amélia (PP-RS) registrou a passagem do Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Fronteiras, realizado por servidores federais de órgãos envolvidos na fiscalização dessas áreas. A intenção do movimento, explicou a parlamentar, é alertar a sociedade para os graves problemas que os servidores enfrentam atualmente nas regiões fronteiriças.
Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal reivindicam o pagamento da chamada “indenização de fronteira”, um adicional para os servidores permanecerem no cargo, mesmo com a precariedade verificada. Devido à extensão das fronteiras, a fiscalização é deficitária, lembrou Ana Amélia, o que deixa o país de portas abertas para entrada de drogas, armamentos ilegais, pirataria e contrabando, fortalecendo o crime no país.
Ana Amélia também criticou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a Lei Seca, considerando que provas como garrafas vazias, cheiro de álcool e imagens não servem para comprovar a embriaguez no trânsito. Para o tribunal, com o texto atual da lei, apenas os exames de sangue ou o bafômetro são meios de prova válidos.
Segundo disse, a decisão é correta do ponto de vista da legalidade, mas é desumana e auxilia no aumento da violência. Para a senadora, a decisão acaba com a Lei Seca, e por isso o Congresso precisa acelerar a tramitação de uma nova lei, para revalidar o testemunho como prova e criar a tolerância zero.
A parlamentar também registrou a passagem, nesta quinta, de um ano da morte do ex-vice-presidente José Alencar.
– Ele deixou um vazio grande na política brasileira, mas, sobretudo, um exemplo edificante de um homem que conviveu prolongadamente com a doença, ensinando a enfrentar um câncer, que foi lhe consumindo aos poucos. Mas ele nunca perdeu a fé, nem a coragem de enfrentar aquele mal.
29/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Forças Armadas e PF se unem para fiscalização das fronteiras
Expedito defende criação de fundo temporário para fiscalização de fronteiras
Problemas estruturais do país contribuem para inflação, diz Ana Amélia
Romeu Tuma quer reunião para discutir problemas nas fronteiras dos países do Mercosul
Ana Amélia cobra soluções para problemas enfrentados por aposentados e pensionistas
João Pedro: problemas da Amazônia não se restringem a reservas e fronteiras