Ana Amélia cobra explicações do governo sobre médicos cubanos



VEJA MAIS

A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou, nesta quinta-feira (22), mais transparência do governo federal em relação ao programa Mais Médicos, criado pela Medida Provisória 621/2013. Em Plenário, ela disse que faltam informações detalhadas sobre a contratação dos 400 médicos cubanos que chegam na próxima semana ao Brasil para trabalhar nos 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum profissional na primeira etapa do programa, a maioria no Norte e no Nordeste. Até o fim deste ano, o Brasil deve receber 4 mil médicos cubanos.

A senadora questionou as condições em que o primeiro grupo será transportado, recebido e hospedado, além dos custos dessa operação logística para o país.

- Para onde irão? Para uma unidade militar? Como eles sairão de Cuba, em aviões cubanos ou da FAB? - indagou.

Outra preocupação manifestada por Ana Amélia é com o anúncio do repasse de R$ 10 mil mensais por médico a Cuba. Para a parlamentar, não está claro se os acordos correspondem a contratos individuais com os profissionais ou se o Brasil está contratando um serviço terceirizado junto ao governo cubano.

- Aí ocorreria a precarização do serviço. O governo brasileiro vai pagar ao governo cubano e não ao médicos que virão para cá - disse.

A parlamentar citou reportagem que relata lucros para o regime cubano de cerca de US$ 5 bilhões com serviços prestados por seus médicos na Venezuela, pagos em barris de petróleo, na África do Sul e em outros países.

Para garantir que não haverá exploração da atividade médica e que será garantida a assistência de saúde, especialmente na área de prevenção, Ana Amélia afirmou que o governo precisa esclarecer melhor o programa.

- Queremos a solução, mas com muita transparência, de uma decisão que até nos surpreendeu pela forma como foi anunciada depois do que discutimos aqui - argumentou.



22/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia questiona contratação de médicos cubanos

Garibaldi vê "inverossimilhança" nas explicações sobre os dólares cubanos

Heloísa cobra explicações do governo sobre nacionalização do gás na Bolívia

Serys cobra explicações do governo sobre aplicações dos recursos da Cide

Alvaro Dias cobra explicações do governo sobre acusações de Requião

Arthur Virgílio cobra explicações do governo sobre cartas recebidas das Farc