Serys cobra explicações do governo sobre aplicações dos recursos da Cide
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) cobrou do governo nesta terça-feira (6) explicações sobre a aplicação irrisória dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) reservados para a recuperação de estradas. Baseada em dados publicados pelo jornal O Globo, a senadora informou que dos R$ 18 bilhões da Cide destinados à recuperação das estradas, o governo gastou até agora apenas R$ 7 bilhões.
Serys defendeu o uso dos recursos da Cide na recuperação de estradas federais, posicionando-se contra a medida provisória que repassa 25% da Cide para os estados, apesar de votar favoravelmente na matéria. Ela observou que os governadores usarão os recursos para recuperar apenas as estradas estaduais, ficando as federais "ao abandono".
A senadora frisou que o momento de o governo começar a recuperar as estradas é agora, com o fim das chuvas nos estados do Centro-Oeste, os que contam com as piores condições de pavimentação do país, em sua opinião. Serys alertou que quando chegar o período de chuvas, não haverá condições de tocar nenhuma obra.
Em apartes ao discurso da Serys, os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), apoiaram a manifestação da senadora.
Serys também criticou as alterações propostas na Câmara à chamada PEC paralela, que abranda pontos da reformada Previdência. Ela lembrou que houve um acordo entre todas as forças políticas para a aprovação da matéria, frisando que mudanças na PEC quebram esse acordo.
A senadora apresentou também requerimento de voto de pesar pelo falecimento do sociólogo Octavio Ianni, no último domingo (4), aos 77 anos, na capital paulista, de câncer.
06/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias cobra explicações sobre aplicação da Cide
Osmar Dias quer explicações sobre uso dos recursos da CPMF e da Cide
Serys festeja decisão do STF sobre recursos da Cide
Serys faz apelo para que Senado assuma posição sobre recursos da Cide
Serys cobra aplicação da Cide na recuperação de estradas
César Borges pede explicações sobre aplicações no Banco Santos