Ana Amélia cobra votação urgente de novo indexador de dívidas dos estados
Um novo indexador para as dívidas dos estados e municípios precisa ser aprovado com urgência, afirmou nesta terça-feira (4) a senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela destacou que, se a matéria, agendada por acordo de líderes para votação em Plenário na tarde de hoje, não vier a ser aprovada, o estado do Rio Grande do Sul ficará ingovernável, diante do sufoco financeiro.
Ana Amélia lembrou que, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em dezembro, o projeto deveria ter sido votado no ano passado, o que só não ocorreu porque havia um acordo do governo com as lideranças. O objetivo, explicou, era votar o texto só no início de 2014 para evitar o impacto sobre a avaliação das agências de risco no exercício de 2013. Ela sublinhou que o acordo de lideranças feito para votar a proposta nesta semana é "algo sério", que precisa ser respeitado.
- Eu me insurgi por entender que acordo político tem validade maior do que assinatura em cartório. E acordo político em uma Casa política como o Senado é uma coisa muito séria - disse.
Transparência do BNDES
Ana Amélia ainda cobrou a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos de requerimento de sua autoria solicitando o comparecimento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ao Senado para detalhar informações sobre as operações do banco em projetos de logística en outros países.
A senadora lamentou que o BNDES financie essas operações no exterior, enquanto o Brasil tem infraestrutura precária. Ela criticou a falta de transparência da instituição e destacou que a sociedade precisa exigir essa prestação de contas do dinheiro público.
04/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia defende votação imediata de novo indexador das dívidas dos estados
Senadores criticam adiamento da votação de novo indexador para dívidas dos estados
Com críticas ao governo, Plenário adia votação de novo indexador para dívidas de estados
Eduardo Braga pede votação da resolução que fixa novo indexador para dívidas dos estados
CAE e CCJ votam na terça novo indexador de dívidas de estados e municípios
Paim comemora aprovação de novo indexador para dívidas dos estados