Senadores criticam adiamento da votação de novo indexador para dívidas dos estados
O possível adiamento da votação de projeto que estabelece novo índice para correção das dívidas dos estados foi duramente criticado por senadores antes da ordem do dia desta terça-feira (4). Em Plenário, os senadores iniciaram um duro debate, e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) chegou a cobrar que seja votado um requerimento para formalizar o adiamento, que seria uma demanda do governo federal.
O PLC 99/2013 prevê a troca do atual indexador das dívidas, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O objetivo é reduzir os encargos dessas dívidas, o que pode aliviar as contas estaduais e municipais. A proposta está na ordem do dia, mas, de acordo com o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que preside a sessão, a matéria está sendo negociada com as lideranças e o governo.
Senadores da oposição reclamam que não estão participando das negociações e cobram a votação da proposta ainda nesta tarde. A senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou que o projeto esteve na pauta do Senado no fim do ano passado e só não foi votado em atendimento a um apelo do governo. No entanto, teria ficado acordado que a matéria estaria na pauta já na primeira sessão deste ano, nesta terça.
Mais cedo, representantes de alguns estados, incluindo o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, estiveram reunidos com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ao mesmo tempo, líderes da base aliada se encontraram com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que participa de reunião com Renan na presidência do Senado.
Mais informações a seguir
04/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Com críticas ao governo, Plenário adia votação de novo indexador para dívidas de estados
Eduardo Braga pede votação da resolução que fixa novo indexador para dívidas dos estados
Ana Amélia defende votação imediata de novo indexador das dívidas dos estados
Ana Amélia cobra votação urgente de novo indexador de dívidas dos estados
Paim comemora aprovação de novo indexador para dívidas dos estados
CCJ pode deliberar sobre novo indexador para dívidas dos estados