Paim comemora aprovação de novo indexador para dívidas dos estados



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou, nesta quarta-feira (9), a aprovação, pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), do relatório do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) ao projeto de lei que reduz os encargos das dívidas de estados e municípios com a União (PLC 99/2013).

O senador lembrou a sua luta ao longo do ano para a aprovação da proposta e agradeceu o empenho de diversos senadores e do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro que, segundo ele, interagiu com outros governadores na busca de uma solução para o problema.

O relatório aprovado é pela rejeição das três emendas apresentadas em Plenário pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). O objetivo de Luiz Henrique, ao rejeitar mudanças no projeto, é evitar seu retorno à Câmara dos Deputados. Isso atrasaria a alteração do indexador das dívidas, cobrança antiga de prefeitos e governadores.

- Parte do sonho se torna realidade. Nós do Rio Grande, que fizemos empréstimo de 7 bilhões [de reais], pagamos 14 [bilhões de reais] e ainda devemos 47 bilhões [de reais] devido a esse juro maluco do tempo da inflação alta e do IGPDI mais 9% - disse o senador.

Aerus

Paulo Paim (PT-RS) manifestou apoio aos ex-funcionários da Varig e da Transbrasil, que integravam o extinto fundo de pensão Aerus. O senador informou que iria se encontrar, ainda nesta quarta-feira (9), com parte desses antigos funcionários que se encontram no Salão Verde da Câmara aguardando uma solução definitiva para a questão.

Paim lembrou que essas pessoas têm para receber dividendos de uma vida de contribuições que eles depositavam no fundo e que foram tiradas deles quando a Varig foi à falência.

- Foi uma política de governo e o governo é responsável pelo Estado. Consequentemente, quem está no governo hoje tem que saldar essa dívida com o Aerus – cobrou.



09/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim: gaúchos querem aprovação rápida de novo indexador para dívidas estaduais

CCJ pode deliberar sobre novo indexador para dívidas dos estados

Senadores criticam adiamento da votação de novo indexador para dívidas dos estados

Com críticas ao governo, Plenário adia votação de novo indexador para dívidas de estados

Mantega: novo indexador para dívidas dos estados deve ser anunciado nos próximos dias

Eduardo Braga pede votação da resolução que fixa novo indexador para dívidas dos estados