Ana Amélia lamenta corte de recursos para programas de combate ao 'crack'
A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou em Plenário nesta terça-feira (19) que tenha havido corte orçamentário nos programas de enfrentamento ao crack. Segundo a senadora, apesar de o governo ter anunciado gastos de R$ 400 milhões para combater o problema, o programa recebeu apenas R$ 5 milhões.
A senadora informou que esses dados foram apresentados nesta terça no seminário Crack: Construindo um Consenso, organizado pelo Conselho Federal de Medicina. Ana Amélia compareceu ao evento junto com o senador Wellington Dias (PT-PI), presidente da subcomissão temporária que trata de dependência de drogas
Ainda de acordo com dados apresentados no seminário, o Brasil tem cerca de 20 milhões de pacientes com doenças mentais, mas nos últimos 15 anos reduziu de 90 mil para 40 mil os leitos psiquiátricos, informou Ana Amélia. Ao mesmo tempo, ressaltou, a drogadição - especialmente em relação a drogas cada vez mais baratas, popularizadas e letais - têm crescido geometricamente, "de forma avassaladora".
A senadora informou que nesta quarta-feira (20) a subcomissão realizará mais uma audiência pública com especialistas que explicarão como atuam as principais instituições que lidam com o problema de uso abusivo de drogas.
Em aparte, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) parabenizou Ana Amélia pelo discurso e afirmou que a redução dos recursos orçamentários "tem deixado na vulnerabilidade social uma população muito grande" e só quem pode pagar está tendo acesso ao tratamento.
19/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia critica corte de verbas para o combate ao 'crack'
Ana Amélia destaca lançamento de plano do governo para o combate ao crack
Zambiasi comemora liberação de recursos federais para combate ao 'crack'
Ana Amélia lamenta falta de recursos para as Forças Armadas
Papaléo Paes pede mais recursos federais para o combate ao 'crack'
Ana Amélia lamenta demora na liberação de recursos para municípios atingidos por desastres