Mozarildo quer posição firme do governo contra plano Colômbia
Mozarildo afirmou que o estado colombiano está sendo dirigido como um quartel-general das drogas e mais de um milhão de colombianos já abandonaram sua pátria em virtude da guerra civil que se arrasta há anos no país. Com a iniciativa dos Estados Unidos, o Brasil fica extremamente vulnerável às ações militares e paramilitares na região. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, será inevitável a ocorrência de uma onda de refugiados colombianos para territórios limítrofes uma vez que o plano militar estiver em ação.
O plano Colômbia consiste, informou Mozarildo, no treinamento das tropas colombianas por instrutores do Pentágono para combater o tráfico e seus agentes diretos. O governo destinou US$ 8 bilhões para a iniciativa e o prazo de efetivação é de cinco anos. O plano Colômbia, ressaltou o senador, destina-se a recuperar todos os espaços do país perdidos para a máfia e para os guerrilheiros. "As duas organizações terroristas juntas já controlam quase metade de todo o território colombiano", disse.
Mozarildo perguntou por que o presidente norte-americano não experimenta atacar o problema na outra ponta, no eixo do suprimento de insumo para o refino da coca. Os produtos usados para isso são importados, inclusive dos Estados Unidos.
25/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tourinho pede posição firme do governo contra a guerra
GERALDO MELO QUER POSIÇÃO FIRME NA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS
Ana Amélia espera posição firme do Supremo contra corrupção
Patrocínio defende posição firme do Brasil contra o Canadá
Iris Rezende defende posição firme contra países condescendentes com o terrorismo
Ana Amélia pede posição firme do Brasil contra barreiras às exportações no Mercosul