Ana Amélia lê nota da Petrobras sobre nacionalização de encomendas



A senadora Ana Amélia (PP-RS) leu, em plenário, nesta sexta-feira (1), informação que recebeu da Petrobras a respeito da participação da indústria nacional em projeto de quatro plataformas de exploração encomendadas pela estatal. No texto, a empresa esclarece que a maior parte dos serviços será executada por estaleiros nacionais, com apenas 3% de encomendas à China.

VEJA MAIS

Ana Amélia justificou seu interesse no tema observando que em seu estado há um pólo naval de grande significado para a diversificação da indústria local. Também lembrou que vem da presidente Dilma Roussef, desde o período em que integrava a equipe ministerial no governo passado, e ainda na sua gestão, estímulos importantes para o desenvolvimento da indústria naval no país. Ela destacou a importância desse segmento, pela capacidade de agregar tecnologia e valor à produção.

Ana Amélia, no entanto, criticou a forma escolhida pela Petrobrás para enviar-lhe informação sobre o assunto. Segundo ela, sem maior preocupação, a estatal encaminhou a seu gabinete meramente uma cópia de correspondência enviada ao jornal O Estado de São Paulo, que abordou o tema a partir do pronunciamento da própria senadora. Na véspera, a senadora utilizou informações fornecidas por sindicatos do setor naval, chamando atenção para o temor de que a construção das quatro plataformas fossem transferidas para a China.

– Acho que um senador poderia merecer um pouquinho mais de atenção, por meio de uma correspondência própria, e não simplesmente uma cópia da correspondência enviada ao veículo que publicou a informação – ponderou.

Ana Amélia disse esperar uma atenção maior aos parlamentares, num momento em que estão todos empenhados em recuperar o “prestígio” da representação legislativa. Apesar do que considerou um descuido, a senadora explicou que decidiu apresentar as informações no plenário.

– Faço com a responsabilidade que tenho por ter abordado o debate – afirmou, com a ressalva de que a correspondência foi enviada à Agência Estado, e não a ela.

Na sequência, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) observou que a estatal, embora “falhando na forma”, respondeu à preocupação da senadora. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), por sua vez, considerou procedente a manifestação da senadora e se solidarizou.



01/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia insiste em debate com Graça Foster sobre situação da Petrobras

Sarney divulga nota sobre uso de recursos da Petrobras Cultural

Petrobras divulga nota sobre fechamento de poço após acidente na Bacia de Santos

Heloísa cobra explicações do governo sobre nacionalização do gás na Bolívia

Ana Amélia defende CPI da Petrobras

Ana Amélia pede investimentos e gestão eficiente na Petrobras