Ana Amélia pede que Rio Grande do Sul não seja penalizado na divisão do FPE



A senadora Ana Amélia (PP-RS) informou em Plenário que a bancada gaúcha se reuniu nesta segunda-feira (1º) com o senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do substitutivo que estabelece novas regras de transferência do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O texto está na pauta de votações do Plenário desta semana. O objetivo do encontro, disse a senadora, foi o de discutir uma forma de não penalizar o Rio Grande do Sul, que já acumula uma dívida superior a R$ 40 bilhões e que ainda perderia com as novas regras propostas pelo substitutivo de Pinheiro.

No modelo proposto pelo relator, afirmou Ana Amélia, o Rio Grande do Sul perderia, a partir de 2017, quase R$ 500 milhões em receitas do FPE. Em dez anos, essa redução chegaria a 30%, alertou. O estado foi um dos que entraram na Justiça contra os critérios atuais para a repartição do fundo, por fim declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal. Mas a solução apresentada pelo relator, Walter Pinheiro, ainda não contemplaria o estado.

- Felizmente, o relator da matéria tem tido abertura, sensibilidade, paciência e tolerância para tratar desse tema - afirmou a senadora.

Artigo de Maílson

A parlamentar também leu artigo do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, sobre o papel do Congresso Nacional para evitar desperdícios e a má alocação de recursos do Executivo, além da concessão de subsídios sem a prévia autorização do Legislativo. Neste sentido, ela citou a prorrogação da redução do IPI, que provoca a perda das receitas municipais.

Segundo Ana Amélia, a queda nos repasses para estados e municípios amplia os problemas estruturais, cria gargalos e prova que o atual modelo federativo está “ultrapassado”.

- Avançar com essas reformas é aumentar as chances para que as políticas públicas resultem em melhorias reais para a população. Com mais saúde, educação e infraestrutura. É um processo de efeitos duradouros que precisa começar logo – ressaltou a senadora.



01/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia pede que a PEC 63 seja colocada em votação na CCJ

Ana Amélia pede melhoria dos serviços de telefonia no interior do Rio Grande do Sul

Ana Amélia pede recursos para vítimas das chuvas no Rio de Grande do Sul

Almeida Lima prevê divisão e confronto caso Lula seja reeleito

Ana Amélia espera que fim do voto secreto seja aprovado esta semana

Ana Amélia propõe que parte da dívida de estados e municípios seja transformada em investimentos