Ana Amélia questiona resolução que estabelece emplacamento imediato de tratores
Primeira a discursar em Plenário nesta terça-feira (16), a senadora Ana Amélia (PP-RS) questionou a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o emplacamento imediato de tratores agrícolas, sob pena de multa e apreensão do veículo. Na avaliação da senadora, a medida gera mais custos aos produtores rurais desnecessariamente, podendo inclusive prejudicar a produção agrícola.
- Um exemplo de medida que gera mais custos e sem nenhuma consequência em produtividade, porque, se viesse uma medida para aumentar a produtividade, certamente, os próprios agricultores seriam os primeiros a defendê-la – opinou.
Ana Amélia informou que se reuniu, junto com os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS), com representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para debaterem o assunto.
A senadora informou que a reunião levou à conclusão que existem várias dúvidas sobre a resolução do Contran que obriga o registro de tratores destinados a puxar ou arrastar “maquinaria de qualquer tipo, inclusive aqueles dedicados à atividade agrícola”.
- Não bastassem as limitações com a má qualidade das nossas estradas, a ineficiente e limitada infraestrutura de portos e ferrovias, os agricultores – principalmente os familiares do meu estado, estão sendo obrigados a lidar com mais uma barreira que encarece a atividade e gera novas inquietações e preocupações – disse.
Ana Amélia informou que entrou em contato com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para tentar encontrar solução para o problema, que poderia ser a suspensão da obrigatoriedade.
16/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ivo Cassol repudia exigência de emplacamento de tratores
Ana Amélia apoia projeto que desobriga emplacamento de máquinas agrícolas
Publicada resolução que estabelece prazos para zonas de Exportação
Assembleia capixaba questiona resolução do Senado no Supremo
Resolução estabelece prazos para reclamações da Nota Fiscal Paulista
Defesa do Consumidor: Procon-SP questiona resolução da Agência Nacional de Saúde