Ana Amélia: tentativa do PT de abafar CPMI é inaceitável



A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou o Partido dos Trabalhadores por tentar adiar a instalação da CPMI do Carlinhos Cachoeira. Segundo ela, a alegação do partido de que o presidente José Sarney (PMDB-AP) está ausente do Senado é apenas pretexto para abafar a CPMI.

— Tenho certeza que o Partido dos Trabalhadores vai encontrar outros motivos para adiar a CPMI. Não há como aceitar este comportamento. Das 27 assinaturas necessárias aqui no Senado, até ontem, 22 das coletadas eram de membros da base de apoio ao governo — disse.

Na avaliação da parlamentar, o engavetamento da CPI Mista pode desmoralizar o trabalho “exímio” que o Ministério Público e a Polícia Federal vêm realizando na apuração das denúncias relativas à operação Monte Carlo.

Devido à grande indignação e interesse que o assunto despertou na sociedade brasileira, Ana Amélia manifestou sua convicção de que a instalação da CPMI do Carlinhos Cachoeira não pode mais ser evitada. Segundo ela, a comissão têm um potencial para ser “arrasadora” e por isso precisa ser criada.

Em aparte os senadores, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Pedro Taques (PDT-MT) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Ana Amélia.

Pedro Taques observou que o fato de o presidente José Sarney estar hospitalizado em São Paulo não pode ser justificativa para a não instalação da CPMI. Para ele, o princípio da continuidade do serviço público garante o andamento normal dos trabalhos no Senado.

— Ninguém é insubstituível na administração pública. E aqui, no Senado, nos estamos diante de uma administração pública — disse Pedro Taques.

Aposentados

Ana Amélia lamentou ainda a decisão do governo federal, anunciada na semana passada, de não prever, no Orçamento da União de 2013, reajuste para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Ela argumentou que a melhora na remuneração não só de trabalhadores na ativa, mas também para aposentados e pensionistas, é uma medida que cria condições para o crescimento econômico do país.



17/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Alvaro Dias, medidas anunciadas pelo governo para coibir quebra de sigilos na Receita foi tentativa de abafar escândalo

Ana Amélia condena tentativa de liberar bebida em estádios

FHC tenta abafar crise

EMILIA FERNANDES: CPI VEM "PARA ABAFAR SITUAÇÃO DO PAÍS"

Castilho aponta operação para abafar a investigação das contas CC-5

Alvaro diz que anúncio de CPIs é estratégia do governo para abafar caso Waldomiro Diniz