Ana Júlia Carepa celebra Dia do Índio
Ao celebrar a passagem do Dia do Índio, que transcorreu nesta segunda-feira (19), a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) leu carta aberta assinada por representantes de 32 povos indígenas que estão acampados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No documento, os índios pedem a regularização de todas as terras indígenas do país. Como prova de que o governo brasileiro reconhece os compromissos que têm com eles, os índios querem a imediata homologação da área Raposa Serra do Sol, em Roraima.
O documento dos representantes indígenas também manifesta preocupação com o conflito entre os índios Cinta Larga e garimpeiros no extremo noroeste de Mato Grosso e sul/sudeste de Rondônia. Eles criticaram a cobertura da imprensa sobre o assassinato de vários garimpeiros que trabalhavam irregularmente em jazidas de diamantes existentes na reserva dos Cinta Larga.
Apesar de condenar o assassinato dos garimpeiros e expressar solidariedade às suas famílias, Ana Júlia Carepa opinou que não se pode apenas condenar os índios e esquecer que desde o final da década de 60, quando a tribo foi contatada pela primeira vez, a população dos Cinta Larga encolheu de 5 mil para 1,3 mil. Ela também registrou que as terras daqueles índios já sofreram vários processos de invasões de garimpeiros e madeireiros.
- Acho que os crimes têm que ser apurados e os que praticaram os assassinatos devem ser presos. Mas não podemos esquecer que enquanto as mortes dos garimpeiros estão sendo contadas em dezenas, as dos índios são computadas em milhares - comparou Ana Júlia Carepa.
19/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Júlia Carepa lembra o massacre de Carajás
Irmão de Ana Júlia Carepa recusa-se a responder perguntas
João Pedro defende governadora Ana Júlia Carepa
Ana Júlia Carepa pede mais transparência nos incentivos fiscais
Ana Júlia Carepa elogia plano governamental de inclusão social
Flexa Ribeiro diz que Ana Júlia Carepa prejudica os policiais militares do Pará