Ana Júlia Carepa pede mais transparência nos incentivos fiscais
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) reconheceu que os estados têm direito a receber compensações pelos incentivos fiscais que concedem a empresas exportadoras, mas reivindicou mais transparência nessa política. Segundo ela, a população tem o direito de saber se esses incentivos estão cumprindo sua função social de criar empregos e desenvolvimento regional.
Para Ana Júlia, os governadores também precisam fazer sua parte na reforma tributária, trabalhando pela unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme foi acertado durante negociação da reforma, no Congresso, no ano passado.
A senadora lembrou que, a cada ano, quando se discute o projeto de orçamento geral da União, os governadores viajam até Brasília para reivindicar recursos crescentes para o Fundo de Compensação das Exportações. Eles sempre dizem que estão sendo prejudicados porque o governo federal não repassa recursos suficientes para compensar suas perdas, observou.
Embora reconheça que eles têm direito ao fundo, Ana Júlia quer mudar o modelo de concessão, para deixar mais claro quais empresas estão sendo subsidiadas e que benefícios esse dinheiro, que é público, está trazendo para a população.
30/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Júlia Carepa celebra Dia do Índio
Ana Júlia Carepa lembra o massacre de Carajás
Irmão de Ana Júlia Carepa recusa-se a responder perguntas
João Pedro defende governadora Ana Júlia Carepa
Ana Júlia Carepa elogia plano governamental de inclusão social
Flexa Ribeiro diz que Ana Júlia Carepa prejudica os policiais militares do Pará