Ana Júlia contesta CPI para apurar a nomeação de cargos de confiança



Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a nomeação dos cargos de confiança no governo federal tem caráter antidemocrático, declarou a senadora Ana Júlia Carepa (PT-BA) nesta quarta-feira (3). No regime democrático, observou, o povo escolhe por meio de eleições aqueles que considera mais aptos para dirigir o Estado e sufraga o programa por eles proposto. A implementação deste programa não é, portanto, uma tarefa meramente técnica, mas também política, daí a existência de cargos comissionados, que existem para serem preenchidos por quadros afinados com a política escolhida pelo voto majoritário, completou a senadora.

- Procurar impedir que agora o governo ocupe os cargos com quadros que defendam e procurem aplicar as mudanças que busca implementar no país é uma forma de sabotar a vontade expressa nas urnas, que condenou a direção política do governo Fernando Henrique - afirmou Ana Júlia, acrescentando que, na prática, o que se quer é dificultar que o novo governo governe.

De acordo com a senadora, cerca de 30% dos cargos comissionados sequer foram alterados e a ação da máquina pública foi diversificada, sem aumentar gastos com novos cargos. Ana Júlia lembrou que desde o início o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou como critério para o preenchimento dos cargos comissionados a idoneidade, competência e afinidade com o programa político que o elegeu.

É evidente, enfatizou a senadora, que com oito meses de governo é possível avaliar se uma situação ou outra não correspondeu às expectativas. Mas mesmo o caso do Instituto Nacional do Câncer é situação excepcional dentro do Ministério da Saúde, segundo Ana Júlia, tanto que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde aprovou nota elogiando o trabalho da equipe do ministro da Saúde, Humberto Costa.



03/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede instalação de CPIs para restaurar confiança no governo e apurar corrupção

Acir cita medidas para apurar desvios de recursos e destaca confiança no ministro do Trabalho

Nomeação de parentes de autoridades para cargos em comissão pode ser proibida

Nomeação para cargos comissionados no Senado vai seguir critérios da Ficha Limpa

Aprovada regulamentação para militares em cargos de confiança em gabinetes

Ana Júlia contesta responsabilização do governo por crise dos municípios