Ana Júlia denuncia grilagem de terras no Pará



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) denunciou grilagem de terras e ação intimidadora de homens encapuzados, no município de Anapu, região de Altamira, no Pará. Ela pediu ao ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto ações de reforma agrária na região. Ao governador do Estado do Pará, ela solicitou que a polícia coíba as milícias armadas que estão atemorizando os moradores do município.

Ana Júlia relatou viagem de integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra ao Pará, para apurar irregularidades nas regiões de Marabá e Altamira. Segundo denunciou a senadora, trabalhadores rurais que foram depor à CPI tiveram suas casas rondadas por homens encapuzados em Anapu, onde há denúncias de conivência da própria polícia com os grileiros e suas milícias armadas.

De acordo com Ana Júlia, no Pará, um fazendeiro compra uma gleba de terras e depois se apossa de outro pedaço de terra do mesmo tamanho. Ao responder à fiscalização, ele pode comprovar ser legítimo proprietário, mas não de toda a área ocupada. Com esse expediente, o estado é detentor do título nada honroso de campeão de grilagem de terras e de mortes no campo, afirmou.



02/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys Slhessarenko relata denúncia sobre grilagem de terras em seu estado

Ângela Portela quer CPI em Roraima para investigar grilagem de terras

CCJ aprova proposta que coíbe grilagem de terras

CCJ discute o combate à grilagem de terras públicas

CPI das ONGs ouve deputado que investigou grilagem de terras na Amazônia

ADEMIR PEDE AÇÃO DO GOVERNO CONTRA GRILAGEM DE TERRAS