Ana Júlia: julgamento em Rio Maria é vitória pela paz no campo



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) comemorou nesta quinta-feira (29) o resultado do julgamento dos mandantes do assassinato do ex-prefeito de Rio Maria (PA), João Canuto de Oliveira. Os fazendeiros Adilson Laranjeira e Vantuir de Paula foram condenados por unanimidade a 19 anos e 10 meses de prisão em regime fechado.

- A condenação é uma vitória na luta contra a violência e pela paz no campo. E contra a impunidade que é a mão da violência no país - disse a senadora.

Ana Júlia relatou a alegria dos 500 trabalhadores rurais que acompanharam o julgamento, realizado em 23 de maio, em Belém. Além dos trabalhadores e representantes de movimentos sociais, o júri foi acompanhado por observadores internacionais e autoridades da área de Direitos Humanos.

Os réus recorreram da decisão e aguardaram o resultado do recurso em liberdade. A senadora, citando documento do Comitê Rio Maria, disse que a condenação é uma vitória que precisa ser completada. O Comitê e a Comissão Pastoral da Terra temem que os condenados fujam ou façam ameaças aos sindicalistas de Rio Maria.



29/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia registra início do julgamento de crimes contra crianças de Altamira

Ana Júlia diz que impunidade aumenta violência no campo

Ana Júlia nega que haja aumento de violência no campo

Lídice da Mata: Lei Maria da Penha é vitória das mulheres no Brasil

Campo e floresta têm serviços de unidades móveis sobre Lei Maria da Penha

Ana Júlia elogia contrato firmado pela Eletronorte