Ana Júlia quer novas regras para as agências reguladoras



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) defendeu nesta quinta-feira (27) a realização de estudos para um melhor funcionamento das agências reguladoras, com o objetivo de proteger os interesses dos usuários, partilhando as preocupações já externadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A senadora explicitou que as agências são em sua essência autarquias voltadas ao exercício de atividades regulatórias essenciais à proteção dos interesses dos usuários de serviços privatizados ou para fiscalização de atividades econômicas.

Ana Júlia exemplificou sua preocupação com a situação das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), privatizada em 1998. Ela informou que entrou com requerimento de informações sobre a empresa na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) para ser enviado à ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. A senadora considera estranho que a Telebrás, que tem 34% das ações, não participe da gestão da empresa, enquanto o Grupo Rede, outro acionista, recebeu o controle total da empresa tendo desembolsado apenas 27% do valor total da empresa.

A senadora afirmou que, nestes quatro anos, a empresa dobrou seu faturamento bruto e substituiu quase 2 mil empregados por mão de obra mais barata. Ela denunciou contratos entre as empresas coligadas permitindo uma -verdadeira ciranda de transferência de recursos-. No requerimento, a senadora pergunta se existe alguma investigação sobre remessas indevidas para o exterior pelo Grupo Rede e sobre a destinação dos recursos tomados pela empresa ao Deutsche Bank, a título de captação de recursos.

Amazônia

Ana Júlia Carepa informou também em seu discurso que está enviando ao secretário do Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, um documento assinado pelos parlamentares da Região Amazônica solicitando que inclua no Conselho de Desenvolvimento Social um representante da região. Para a senadora, a região tem competência para contribuir com o desenvolvimento do país.

- Quem acha que o desenvolvimento do país não passa pela Amazônia, não está entendendo o momento que se está vivendo - afirmou.



27/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS APROVA REGRAS PARA PESSOAL DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

Tasso propõe constitucionalizar regras para as agências reguladoras

Constituição pode garantir regras estáveis para as agências reguladoras

Senadores querem regras para indicação de diretores das agências reguladoras

Marconi Perillo anuncia projeto com regras para agências reguladoras

Sibá quer quarentena para ex-diretores das agências reguladoras