Tasso propõe constitucionalizar regras para as agências reguladoras



O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou uma proposição que constitucionaliza os princípios e regras das agências reguladoras. Atualmente, a atividade de regulação é definida por documentos legais como as leis nº 8.987 e nº 9.074, ambas de 1995. Na justificação da proposta de emenda à Constituição (PEC nº 81/2003), Tasso disse que a constitucionalização vai dificultar as "variações abruptas de regras" a que estão sujeitas as agências por parte do Executivo.

Segundo o senador, a falta de critérios claros constitui um risco regulatório que afugenta os investidores. A proposta já teve parecer favorável do relator, senador Demostenes Torres (PFL-GO), e está pronta para ser apreciada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Para Tasso, a criação de um marco regulatório passa pela inserção, na Constituição federal, dos princípios que norteiam as agências reguladoras, como a defesa da concorrência e do consumidor, a estabilidade das regras, a independência decisória e administrativa, e o respeito a contratos firmados com as empresas prestadoras dos serviços. O objetivo final da PEC, de acordo com ele, é harmonizar os interesses estatais com o dos empresários e consumidores.

Ainda segundo o senador pelo Ceará, além de induzir à estabilidade regulatória, a PEC "vem ao encontro das necessidades brasileiras de atrair e manter o capital produtivo em nosso país, garantindo a expansão dos investimentos de longo prazo na infra-estrutura".



29/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS APROVA REGRAS PARA PESSOAL DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

Ana Júlia quer novas regras para as agências reguladoras

Constituição pode garantir regras estáveis para as agências reguladoras

Senadores querem regras para indicação de diretores das agências reguladoras

Marconi Perillo anuncia projeto com regras para agências reguladoras

Camata propõe atribuir ao Congresso competência para avaliar agências reguladoras