Ana Rita relembra atentado de 11 de setembro e golpe contra Allende no Chile




Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), a senadora Ana Rita (PT-ES) se solidarizou com as famílias das vítimas do atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que completou dez anos no dia 11 de setembro. A senadora lembrou dos cinco brasileiros que perderam a vida na ocasião, entre eles o engenheiro capixaba Nilton Fernão Cunha.

- Quero me somar também a todos aqueles e àquelas que condenam e repudiam o terror sob todas as suas manifestações e que buscam sociedades mais justas e mais fraternas - afirmou.

Ana Rita lembrou, ainda, a passagem, também em 11 de setembro, dos 38 anos do golpe de Estado no Chile que depôs o presidente socialista Salvador Allende e instalou a ditadura de Augusto Pinochet, que durou 17 anos.

- É importante darmos tanto destaque ao ocorrido no Chile quanto ao ocorrido nos Estados Unidos porque, hoje, as forças de esquerda na América Latina enfrentam dilemas estratégicos parecidos com os encontrados no Chile de Allende - assinalou.

Na avaliação da senadora, no atual cenário de crise do capitalismo, a América Latina pode se tornar um território de resistência ou de construção de uma alternativa ao sistema capitalista.



14/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia Allende e vítimas do golpe de estado no Chile

Ana Rita lembra golpe no Chile e cobra revisão da Lei da Anistia

Senado homenageia Allende e lembra 30 anos do golpe militar

Isabel Allende, deputada federal do Chile, no "Roda Viva"

Senado homenageia vítimas do golpe de estado no Chile

Senado homenageia vítimas do golpe de estado no Chile