Ângela Portela fala da importância de avaliar saúde mental de crianças



Em discurso nesta quarta-feira (24), a senadora Ângela Portela comemorou a aprovação do projeto de sua autoria que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a aplicar instrumento de avaliação psíquica em todas as crianças nos primeiros 18 meses de vida.

O PLS 451/2011 foi aprovado na semana passada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. Se não receber recurso para apreciação no Plenário do Senado até a sexta-feira (26), a proposta será enviada diretamente para apreciação da Câmara dos Deputados.

– Aplicado nos primeiros meses de vida das crianças, em consulta pediátrica de rotina, o protocolo significará um avanço no diagnóstico e no tratamento das doenças mentais. Sabe-se que, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais possibilidades de cura ele oferece – explicou.

De acordo com o projeto, explicou a senadora, os serviços públicos de saúde ficarão obrigados a aplicar o chamado protocolo de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (Irdi) – ou outro instrumento similar – nas consultas pediátricas de rotina. Essa investigação deverá cobrir os primeiros 18 meses de vida da criança e facilitar a identificação e tratamento precoces de eventuais distúrbios psíquicos. O Irdi foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros.

– Resultante de uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde com 250 pesquisadores de várias especialidades, o protocolo Irdi teve o seu desenvolvimento e validação verificados em serviços públicos de saúde das diversas regiões do país. Ele foi moldado de acordo com as características próprias da clientela habitual dos nossos serviços públicos de saúde – esclareceu a senadora.



24/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUS poderá ser obrigado a avaliar saúde mental de crianças até 18 meses

Angela Portela ressalta importância de obra do PAC 2

Ângela Portela defende importância da neutralidade da rede em marco civil da internet

Ângela Portela reafirma importância da luta pelos direitos das pessoas com deficiência

Ângela Portela destaca Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes

Ângela Portela quer prevenir uso indevido de psicofármacos por crianças e adolescentes