Antero critica Mercadante e quer informações sobre transporte de cadela em carro da Presidência



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) anunciou nesta sexta-feira (21) que vai apresentar requerimento de informações ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, sobre o uso de veículo oficial de uso exclusivo da Presidência da República para transporte da cadela Michele do Palácio do Planalto para a Granja do Torto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandava reunião ministerial.

- A história pessoal e a biografia do presidente Lula não admitem fatos como esse, registrado pelos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo - disse Antero.

O senador criticou duramente o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), pela forma como tratou do assunto ao ser abordado por jornalistas. Mercadante teria dito que, -em assuntos caninos, aprendi que quando um cão late, não se deve latir de volta-, referindo-se ao requerimento que ele próprio, Antero, apresentaria hoje. Antero classificou a frase do líder do governo como -uma agressão sem precedentes na história do Senado, a Casa do respeito pessoal e da fidalguia-.

Para Antero, a falta de respeito com os colegas tem sido uma característica de Mercadante. Lembrou da crítica feita pelo líder ao senador Efraim Morais (PFL-PB), que leu a pergunta que fez ao ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, durante a sessão da última quinta-feira (20). Mercadante teria dito que Efraim leu a pergunta porque não domina o assunto. -Além dessa falta de respeito, o líder do governo abandonou no Plenário o próprio ministro do governo que representa, ao contrário do líder do PT, Tião Viana (AC), que ficou até o fim do debate-, disse Antero.

O senador lembrou que Mercadante tem pedido reiteradas desculpas ao povo brasileiro, pelo fato de ter dificultado as reformas ao longo do governo Fernando Henrique Cardoso - reformas que agora defende. -Mas não são pedidos sinceros de desculpas, e há ainda um tom de arrogância e provocação quando ele diz que vai aprovar aqui as reformas que o governo anterior não conseguiu fazer-, criticou.

Antero disse também que não acredita na versão apregoada por Mercadante, de que teria escolhido ficar no Senado, em vez de assumir o Ministério da Fazenda. -Ele quer nos convencer de que seria a opção A para a Fazenda, e o atual ministro Antônio Palocci seria a opção B-, afirmou o senador. -Sinceramente, não acredito nisso, acho que Palocci, que tem tido atuação impecável, era realmente a primeira escolha do presidente Lula-.



21/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado requerimento de informações sobre carro usado por José Dirceu

Antero pede mais informações sobre irregularidades na administração de Zeca do PT

Aloysio Nunes quer mais informações em currículo de indicado pela Presidência da República

Senadores querem informações sobre gastos da Presidência

Mercadante pede informações a Amorim sobre criação de parlamento da Unasul

Senado vai pedir informações sobre documentos sigilosos à Presidência da República