Senado vai pedir informações sobre documentos sigilosos à Presidência da República



Em reunião nesta quinta-feira (15), a Mesa do Senado aprovou requerimento do senador Fernando Collor (PTB-AL) pedindo informações ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, sobre documentos sigilosos e os possíveis impactos da aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 41/2010), que regula o acesso a informações públicas e estabelece prazos para sigilo dos dados.

VEJA MAIS

"A desclassificação automática, sem possibilidade de prorrogação do sigilo de determinados documentos, poderá causar algum risco à segurança nacional, à integridade das fronteiras do país ou ao domínio de tecnologias sensíveis de que dispõe o Brasil?", questiona Collor no requerimento (RQS 1118/2011).

O senador solicita ainda informações sobre o processo de classificação adotado pelo órgão e questiona o Ministério a respeito de estratégias de revisão de documentos sob guarda no caso da aprovação do PLC 41/2010, atualmente em tramitação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), onde é relatado por Collor.

"Quantos documentos de caráter ultrassecreto, secreto, confidencial e reservado estão arquivados no âmbito do GSI, inclusive aqueles sob a guarda da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)?", questiona o senador.

Ao justificar o requerimento, Collor explica que, com a chegada do projeto à CRE é fundamental que se inicie um amplo debate sobre a salvaguarda de assuntos sigilosos e o impacto da desclassificação de documentos públicos para o interesse nacional.

"Apenas com os esclarecimentos fornecidos pelo Poder Executivo, poderá o Senado exercer a nobre função fiscalizadora precípua do Poder Legislativo e conduzir um debate responsável sobre o assunto que afeta diretamente a segurança dos estados e da sociedade", argumenta.

Segundo a Secretaria Geral da Mesa, com a aprovação desse requerimento pela Mesa, o projeto não poderá ser votado enquanto as informações solicitadas não chegarem ao Senado.

Merenda escolar

A Mesa também aprovou requerimento da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) pedindo informações ao Ministério da Educação sobre as providências adotadas pela pasta diante de denúncia do programa Fantástico, da TV Globo, a respeito de problemas na merenda escolar distribuída em escolas públicas. Reportagem veiculada em maio mostrou casos de falta de alimentos e de oferta de comida de má qualidade e até estragada a alunos de cinco estados.

Os repórteres do Fantástico visitaram mais de 50 escolas públicas na Bahia, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo. A matéria apontou a corrupção como uma das causas dos problemas na alimentação escolar.

"Com efeito, as recentes notícias publicadas na imprensa dando conta de fraudes e desvios de recursos no programa exigem apuração e uma resposta firme do Ministério da Educação, dos órgãos de controle dos recursos públicos e da sociedade brasileira", justifica a parlamentar.

Dnit

Outro requerimento aprovado pela Mesa refere-se ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) pede cópias de contratos celebrados pelo órgão nos últimos cinco anos.

Ele justifica sua solicitação com base na repercussão das análises sobre o aumento de 33% no valor dos contratos feitos sem licitação divulgados no Relatório de Gestão do Dnit/2010 e na repercussão das denúncias de irregularidade no órgão pela imprensa.

Dentre os demais requerimentos aprovados, estão ainda pedidos de informações sobre as atividades da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras); sobre a possibilidade de ampliação do Plano Nacional de Banda Larga; sobre o cronograma das obras de Transposição do Rio São Francisco e sobre a situação financeira da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI).



15/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE recebe informações do governo e deve retomar discussão de projeto sobre documentos sigilosos

Senado vota emenda sobre classificação de documentos governamentais sigilosos

Arthur Virgílio protocola no Planalto pedido de informações sobre despesas do gabinete da Presidência da República

Senado vai pedir informações sobre obras do PAC

Senado pode pedir informações sobre uso de recursos do FAT

Regimento do Senado poderá classificar documentos sigilosos