Antero de Barros comunica morte do ex-senador Vicente Vuolo



Ao comunicar o falecimento do ex-senador Vicente Vuolo, ocorrido na tarde deste domingo no hospital São Lucas, em Brasília, o senador Antero de Barros (PSDB-MT) manifestou sua solidariedade aos familiares do político mato-grossense e antecipou que, na sessão desta terça-feira (dia 22), apresentará, em conjunto com os senadores Carlos Bezerra (PMDB-MT) e Jonas Pinheiro (PFL-MT), requerimento de pesar pela morte de Vuolo.

Vítima de uma pneumonia, Vuolo, nos últimos três anos, enfrentou um tumor no pulmão e duas cirurgias na cabeça para extração de câncer. Ele era conhecido no Mato Grosso como o "pai" da Ferronorte - ferrovia cujo traçado liga São Paulo a Cuiabá. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso e o enterro ocorreu no Cemitério do Coxipó da Ponte, na capital mato-grossense.

Filho de comerciantes, Vicente Vuolo nasceu em 3 de outubro de 1929 e formou-se em Direito em 1956, na Faculdade do Catete, no Rio de Janeiro. Sua primeira candidatura foi em 1958, quando disputou e conseguiu uma vaga na Assembléia Legislativa do Mato Grosso. Ele também foi prefeito de Cuiabá de 1962 a 1966 e deputado estadual por mais dois mandatos, no período de 1968 a 1974. Vuolo elegeu-se ainda deputado federal em 1974 e ocupou uma cadeira no Senado no período de 1978 a 1982.

- A sua luta pela construção da Ferronorte começou em 1975, como deputado federal, quando apresentou e conseguiu aprovar no Congresso Nacional o projeto de lei que incluiu a ligação ferroviária entre Rubinéia (SP) e Cuiabá (MT) no Plano Nacional de Viação - lembrou Antero de Barros. A Ferronorte atravessa grandes áreas de produção do Centro-Oeste, como a região de Aparecida do Taboado (MS) e Rondonópolis (MT).

Na opinião do senador, "morreu um homem de ideais que não fez fortuna nem nunca teve questionado o seu comportamento político". Antero acrescentou que mesmo sem ter visto realizar o seu sonho maior - ver os trilhos da Ferronorte chegarem em Cuiabá - Vuolo morreu com a certeza de que esta obra estará finalizada dentro de mais dois ou três anos.

21/05/2001

Agência Senado


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