Serys critica pessimismo em relação à Ferrovia Vicente Vuolo



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) qualificou como "irresponsáveis" as declarações do secretário de Infra-Estrutura de Mato Grosso ao jornal Folha do Estado, de Cuiabá, que se declarou, no último final de semana, pessimista em relação à continuidade das obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, realizadas pelo Ferronorte.

- Nós temos o compromisso do presidente Lula, temos o compromisso do ministro Ciro Gomes, de toda a estrutura do governo federal, de que as obras da Ferronorte serão tocadas, de que os trilhos da ferrovia chegarão, sim, até Rondonópolis e que brevemente estarão chegando também até a cidade de Cuiabá - afirmou Serys. Ela considerou estranho que um importante auxiliar do governador Blairo Maggi demonstre desconhecimento com relação ao interesse declarado do governo federal com relação àquela obra. Em 2003, lembrou a senadora, o presidente da República não só passeou de trem no trecho Alto Taquari/Alto Araguaia como também garantiu perante o governador que a Ferrovia chegará em Cuiabá ainda em seu governo.

Assegurando que não aceita a afirmação do secretário de Infra-Estrutura de Mato Grosso, segundo o qual "não há sinalização positiva do governo federal para a liberação de recursos e a retomada das obras", a senadora informou que autoridades do Ministério da Integração Nacional e o presidente do Conselho de Administração da Ferronorte, Guilherme Narciso de Lacerda, asseguram-lhe o contrário.

Além do apoio "irrestrito do ministro Ciro Gomes com relação à liberação de recursos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)", destacou Serys, há a previsão de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para que esse banco seja o grande parceiro da Ferronorte.

- Se existem, porventura, alguns embaraços para que a obra avance, então, que o governo do Mato Grosso se mobilize, some forças com o governo federal e coloque este projeto da Ferrovia Vicente Vuolo entre as suas prioridades, ao invés de ficar espalhando pessimismo em todas as direções - propôs ela.



19/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero de Barros comunica morte do ex-senador Vicente Vuolo

Senado aprova voto de pesar pela morte de Vicente Vuolo

Wellington Dias critica pessimismo diante dos indicadores econômicos

Humberto Costa critica clima de pessimismo e destaca ações do governo

Geovani Borges critica pessimismo nacional e cita fatos para elevar a auto-estima

Serys registra evento em Cuiabá promovido pelo Fórum Pró-Ferrovia