Antero de Barros: "Lula precisa defender o Brasil, não a Bolívia"



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) sustentou da tribuna que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está defendendo a contento os interesses do Brasil na crise com a Bolívia. Ele leu artigo do jornalista Rui Nogueira, publicado na Internet, no qual afirma o presidente Evo Morales, na verdade, "invadiu as instalações" da Petrobras e "expropriou os bens" de empresas estrangeiras, apesar do usar os verbos "ocupar e nacionalizar".

VEJA MAIS

- Lula precisa defender o Brasil, não a Bolívia. O PT também precisa defender o Brasil e não a Bolívia - criticou.

No artigo lido pelo senador, o jornalista afirma que "Evo Morales não nacionalizou coisíssima nenhuma", pois os recursos naturais bolivianos "estavam tão nacionalizados quanto no Brasil ou na Venezuela", onde asconstituições dizem que tais recursos pertencem ao Estado. Antero pediu a transcrição do artigo nos anais do Senado.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) observou que os parlamentares governistas dizem o tempo todo que Evo Morales estava cumprindo o que prometera na campanha eleitoral. Para ele, essa lembrança remete a outra - as promessas não cumpridas do PT e do presidente Lula.

Também em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu a transcrição nos anais do Senado do artigo desta quarta-feira (3) do jornalista Elio Gaspari (publicados nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo), sob o título "A diplomacia do trivial delirante". Já o senador Sibá Machado (PT-AC) perguntou se a oposição quer que seja declarada guerra à Bolívia.

Ainda em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) pediu a transcrição do artigo do jornalista Mauro Santayana (publicado no Jornal do Brasil) desta quarta (3), com o título "Calma no Brasil", no qual diz que as negociações entre os dois países agora têm de ser feitas com frieza, dignidade e sem arrogância.

Ao encerrar seu pronunciamento, o senador Antero Paes de Barros defendeu que o governo autorize os agricultores do Centro-Oeste, que enfrentam uma forte crise por causa dos baixos preços de sua produção edas estradas precárias, a produzir biodiesel de soja e de caroço de algodão.

Nacionalização da exploração do petróleo e do gás na Bolívia movimenta o Plenário



03/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero Paes de Barros critica defesa que Lula apresentou ao TSE

Camata parabeniza presidente Lula por defender patrimônio brasileiro na Bolívia

Antero Paes de Barros: "Acabou a vida privada no Brasil. O PT agora vasculha tudo"

Valdir Raupp volta a defender construção de ponte entre Brasil e Bolívia

Antero Paes de Barros que anistiar ex-servidores da Interbrás

Reunião será presidida por Antero Paes de Barros