ANTONIO CARLOS DESCARTA CPI SOBRE GASTOS DE CAMPANHA



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, disse que não há qualquer intenção de formar uma CPI para investigar suposta formação de "caixa dois" na campanha de coligação que reelegeu o presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo as declarações de Antonio Carlos, feitas nesta segunda-feira (dia 13), "nenhum candidato que se preze cuida do problema do caixa" e o comitê responsável pelas receitas e despesas da coligação partidária é que tem de tratar do assunto perante a justiça eleitoral.

Apesar de considerar o debate do tema "inevitável no Congresso", Antonio Carlos destacou que "não é caso para CPI um assunto que surgiu e em menos de 24 horas recebeu uma explicação". O senador disse que só será estudada a possibilidade de instalação de uma CPI se surgirem fatos graves e relevantes com relação a esse assunto. E admitiu que, em tese, a questão reforça os argumentos dos defensores do financiamento público das campanhas eleitorais.

- Depois que o assunto ficar mais calmo, aí vai se discutir mais racionalmente, assim como vai reforçar o interesse por se saber como são gastos os recursos do fundo partidário - explicou.

Com relação aos trabalhos do Legislativo neste final de ano, Antonio Carlos garantiu que o Senado vai limpar sua pauta. O problema, para o senador, está situado na Câmara dos Deputados, mas, segundo observou, o presidente Michel Temer está interessado em votar as matérias em pauta e fará todo esforço para que isso aconteça.

Para Antonio Carlos, não ficará bem para a Câmara e o Congresso se não forem votados os assuntos principais, como, por exemplo, o Orçamento da União para 2001, incluindo previsão de aumento do salário mínimo dos atuais R$ 151 para R$ 180,00.

13/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Júnior faz alerta sobre expansão de gastos primários do governo

Antonio Carlos critica governo por gastos em publicidade e edição de MPs

Antonio Carlos Júnior critica aumento de gastos de custeio do governo federal

Antonio Carlos Junior diz que 'gastos irresponsáveis' podem destruir avanços conquistados pelo país

Antonio Carlos alerta para intromissão do governo em campanha municipal

Antônio Carlos Valadares diz que campanha pode produzir estudos e debates