Antonio Carlos Junior diz que 'gastos irresponsáveis' podem destruir avanços conquistados pelo país



O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) exigiu, nesta quarta-feira (14), mais responsabilidade por parte do governo federal em relação aos gastos públicos e, por outro lado, mais investimentos para que o país possa crescer satisfatoriamente. Ele lembrou a recuperação econômica do país nos últimos 15 anos, com a adoção de várias medidas, que começaram com o Plano Real, e alertou para o risco de os "gastos irresponsáveis" do atual governo, combinados com a queda da arrecadação, destruirem os avanços econômicos conquistados.

- A máquina pública é cara, ineficiente, inchada e o que agora nós tememos é que, nos próximos anos, tenhamos uma situação de deterioração das contas públicas - disse Antonio Carlos Junior.

Antonio Carlos Junior recomendou que o governo poupe para poder investir, especialmente em infraestrutura. O senador assinalou que se não houver recuperação de estradas, ferrovias e portos não haverá crescimento econômico, uma vez que a iniciativa privada não realizará investimentos. O setor privado investe, explicou, quando há "taxa de juros aceitável, carga tributária comportada e infraestrutura satisfatória".

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que não há deficiência na arrecadação, mas ineficácia na aplicação dos recursos públicos. Na opinião do senador, o governo "investeno supérfluo e engorda a máquina pública, o que a torna pesada e cara".



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Júnior critica aumento de gastos de custeio do governo federal

Antonio Carlos Júnior faz alerta sobre expansão de gastos primários do governo

Antonio Carlos Júnior diz que contas de Jaques Wagner foram rejeitadas pelo relator no Tribunal de Contas do Estado

Ministra apresenta a prefeitos avanços conquistados

Antonio Carlos Júnior diz que ACM foi injustiçado

ANTONIO CARLOS DESCARTA CPI SOBRE GASTOS DE CAMPANHA