Antonio Carlos Junior alerta para riscos da entrada da Venezuela no Mercosul



O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) apresentou em Plenário, nesta quarta-feira (4), uma série de argumentos contrários ao ingresso da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul). Entre as razões citadas, o senador destacou a baixa confiabilidade dos marcos regulatórios e institucionais do país. Essa situação, em sua opinião, poderá colocar em risco os interesses de empresas brasileiras que negociarem com companhias venezuelanas.

Antonio Carlos Júnior acrescentou que o ingresso da Venezuela poderá enfraquecer o Mercosul, devido a possibilidade de agravamento das contradições já existentes entre membros do bloco pela ação "personalista e pseudo-nacionalista" do presidente Hugo Chávez.

- Ignorar que é econômica a motivação em trazer a Venezuela para o Mercosul, e que é política a motivação daquele país para integrar o Mercosul não é ingenuidade: é má fé. O chavismo é a negação do Mercosul - disse.

Bahia

No mesmo pronunciamento, Antonio Carlos Júnior criticou ainda o governador da Bahia Jaques Wagner pelo "alheamento da realidade" demonstrado em campanha publicitária oficial veiculada no estado.

Na opinião do senador, em vez do "lugar perfeito para se morar", exibido nas propagandas do governo, o que se vê no estado é o descaso em vários setores, como a saúde e a segurança públicas. Ele assinalou a confirmação, nos últimos dias, de um surto de meningite meningocócica no sul da Bahia e o crescimento da violência, que "aterroriza mesmo cidades do interior".



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano alerta para risco da entrada da Venezuela no Mercosul

Antonio Carlos Júnior considera sensato aumento de 0,5 ponto na taxa de juros Selic e aponta riscos do pré-sal

Antonio Carlos Júnior alerta para déficit de energia nos próximos anos

Para Antonio Carlos Júnior, reativação da moeda-convênio dará força ao Mercosul

Senado deve estar alerta quanto à entrada da Venezuela no Mercosul, diz Marisa Serrano

Projeto em exame na CCJ prejudica taxistas, alerta Antonio Carlos Júnior