Antonio Carlos Júnior homenageia Dorival Caymmi
O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) fez nesta quarta-feira (20) uma homenagem ao compositor baiano Dorival Caymmi, morto no último dia 16. O parlamentar destacou o papel de Caymmi como um dos principais "artífices do mosaico que forma a identidade baiana", ao lado de Jorge Amado e outros.
- A Bahia se orgulha de seus filhos, ilustres ou anônimos e, por isso, sofre muito quando os perde. Essa dor é tão mais aguda, mais sentida, quando o filho que se vai é aquele que lhe falava ao coração; louvava suas belezas; descrevia sua gente com os olhos do amor - assinalou o senador.
Embora tenha destacado a forte identificação entre Caymmi e a sua terra, o parlamentar observou que a obra do compositor "transcende as fronteiras baianas", e influenciou decisivamente o universo musical brasileiro, tanto que tem sido revisitada no momento em que se comemoram os cinqüenta anos da Bossa Nova.
- Caymmi é universal e atual - acrescentou o senador, lembrando que uma de suas obras-primas - O Que é Que a Baiana Tem?, completará 70 anos em 2009 e teve incontáveis interpretações, sendo a canção que lançou Carmen Miranda.
De um ponto de vista mais pessoal, o senador disse que sua ligação com Caymmi data dos seus quatro anos de idade, quando, já sofrendo a influência do pai, senador Antonio Carlos Magalhães, passou a admirar o compositor.
- A Bahia veste luto, mas o faz com imenso orgulho. Nesses dias, nossas baianas estarão vestindo seus torços de seda, brincos e correntes de ouro, suas sandálias enfeitadas, com ainda mais orgulho e graça. E nossos pescadores lembrarão Caymmi, quando saírem em seus barcos - disse Antonio Carlos Junior.
20/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos Magalhães homenageia Dorival Caymmi
TV Cultura homenageia Dorival Caymmi nesta noite
Antonio Carlos Júnior homenageia Orlando Gomes
Antonio Carlos Júnior diz que ACM foi injustiçado
Antonio Carlos Júnior vê necessidade de aperfeiçoamento na LRF
Suplente de ACM é seu filho Antonio Carlos Júnior