Antonio Carlos pede a Fonteles providências contra Luiz Francisco



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) pediu nesta quinta-feira (30) ao procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, providências contra o procurador Luiz Francisco de Souza. Em carta à coluna Painel do Leitor, publicada nesta quinta pela Folha de S. Paulo, Luiz Francisco mantém sua opinião de que agiu certo ao gravar conversa entre procuradores e Antonio Carlos, na qual este referiu-se à lista com a identificação dos votos na sessão em que foi cassado o senador Luiz Estevão em junho de 2000.

Luiz Francisco, de acordo com o senador, faz denúncias sem fundamento, com graves conseqüências para o país e o Ministério Público. Antonio Carlos estranhou que, mesmo sendo processado por várias pessoas, o procurador ainda não tenha sido indiciado em inquérito a cargo do órgão em que serve. O senador pediu a Fonteles que Luiz Francisco seja submetido a exames médicos e psiquiátricos que provem sua insanidade mental, embora o senador não veja como imputar-lhe uma pena.

- Ninguém pode pedir uma pena para quem não é responsável por seus atos, porque este, evidentemente, não está no pleno exercício de suas faculdades mentais - afirmou Antonio Carlos, que foi apoiado pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). Para este, Luiz Francisco é um -embuste-.

Além de Luiz Francisco, outros procuradores, alguns ainda em estágio probatório, deveriam ser repreendidos. Apesar de estar agindo contra o governo na questão dos transgênicos e das verbas para a saúde, Cláudio Fonteles ainda mereceria confiança, no entender do senador baiano.

Luiz Francisco, -pecador impenitente- e responsável por -crimes-, nas palavras de Antonio Carlos, não poderia representar o Brasil em viagem a Portugal, onde estaria exibindo sua -ignorância- e seus erros de português.

- Hoje os portugueses estão vendo aquela figura estranha, física e moralmente, no meio da Universidade de Coimbra - lamentou o senador, que na mesma sessão já havia pedido à Mesa do Senado encaminhamento formal de seu pedido de providências à Procuradoria.

Antonio Carlos elogiou a jornalista Eliane Catanhede, da Folha de S. Paulo, que, em resposta à carta de Luiz Francisco, criticou a interferência de Luiz Francisco em assunto que está sendo investigado por outro procurador.



30/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos quer providências contra escândalo do Refis

ANTONIO CARLOS COBRA PROVIDÊNCIAS URGENTES CONTRA VIOLÊNCIA

Antonio Carlos cobra providências enérgicas contra invasores da Câmara

Antonio Carlos exige que explicações do procurador Fonteles sejam publicadas no "Estadão"

Luiz Otavio pede providências contra assaltos a barcaças na Amazônia

Antônio Carlos Valadares pede medidas de emergência contra a crise