Antonio Carlos Rodrigues defende ampliação do TRF de São Paulo
O senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) foi ao Plenário nesta sexta-feira (12) para defender a ampliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que abrange o estado de São Paulo. Antes da Emenda 73/2013, esse TRF incluía também Mato Grosso do Sul, mas agora esse estado pertence ao TRF da 6ª Região.
Segundo Rodrigues, mesmo com a criação dos novos tribunais, prevista na Emenda 73, a 3ª Região deverá manter a maior demanda da Justiça Federal por desembargador: aproximadamente 3.400 mil processos por magistrado. Ele estima que, nas outras regiões, a demanda por desembargador ficará em torno de 2.050 processos.
– Para atender à demanda, seriam necessários novos cargos de desembargador, aumentando esse número de 43 para 73 membros – declarou ele.
Rodrigues também citou uma determinação do Conselho de Justiça Federal que fixa a carga máxima de trabalho para cada magistrado em 2.000 novos casos por ano.
Outro dado apresentado pelo senador: do total de processos em tramitação ao final do ano passado, a 3ª Região foi responsável por 434.225 processos, enquanto a 1ª Região, a segunda maior, respondeu por 170.208 processos.
Além disso, ele ressalta que, considerando-se o critério do acervo já existente e o número de processos por desembargador, chega-se a uma média de 10.098 processos por desembargador na 3ª Região, enquanto a média nas demais regiões seria de 5.040 processos.
– É fundamental ampliar a 3ª Região, garantindo a este tribunal o mesmo tratamento dispensado aos demais no que se refere à relação de processos distribuídos por ano a cada desembargador federal – concluiu.
12/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos defende ampliação dos investimentos públicos
Antonio Carlos Magalhães defende ampliação da pauta da convocação
Antonio Carlos Júnior defende ampliação dos recursos para investimentos
Antonio Carlos Rodrigues ressalta importância do vale-cultura
Antonio Carlos Rodrigues quer aplicação de 5% da Cide no setor de transportes
Antonio Carlos Rodrigues é designado para a Procuradoria Parlamentar do Senado