Antonio Carlos Valadares destaca crescimento da energia eólica no Brasil




O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (6), o crescimento da participação da energia eólica na matriz energética brasileira. O parlamentar afirmou que a crise nos mercados desenvolvidos e a valorização do real são fatores que se conjugam para colocar o Brasil na rota dos fabricantes de aerogeradores, num momento em que o real valorizado barateia o custo dos investimentos.

- Há, porém, obstáculos a vencer, e o principal deles é a inovação tecnológica, que dificulta tornar a energia eólica competitiva. Precisamos desenvolver tecnologias de torres, de pás, geradores e componentes - observou, citando como exemplo positivo o trabalho do Centro de Excelência em Energia Eólica, inaugurado pela PUC-RS em 2007.

Valadares lembrou que nos últimos dois anos o governo federal contratou a construção de 141 novos empreendimentos, que deverão ser todos inaugurados até 2013. Atualmente, informou, o Brasil possui 44 parques eólicos em operação, os quais geram apenas 0,5% da energia produzida no país.

Com os novos investimentos, explicou, a capacidade instalada nos moinhos deverá saltar dos atuais 900 megawatts para 5,25 gigawatts, elevando a participação desse tipo de energia no sistema elétrico de 0,5% para 4,3%.

- Há razões de sobra para otimismo. Em apenas dez meses, o governo contratou 3,9 gigas de energia eólica, mais de 70% do que era esperado até o fim da década. Diante disso, o setor quer que o governo realize um leilão exclusivo de energia eólica de ao menos 2 gigas ao ano até 2020, garantindo às fazendas de vento ao menos 10% de toda a capacidade de geração do país ao fim da década - informou.

Valadares também comemorou o avanço da energia eólica no Sergipe. Segundo ele, há um parque eólico em fase final de construção no município de Barra dos Coqueiros, com 15 torres de 145 metros e capacidade de 30 megawatts, suficientes para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. Ele citou, ainda, planos para a construção de outra usina, no município de Nossa Senhora das Dores, com previsão de geração de centenas de empregos, além do acréscimo na capacidade de geração de energia no estado.



06/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Valadares comemora crescimento do emprego em Sergipe

Antônio Carlos Valadares destaca produção de uva do semi-árido nordestino

Antônio Carlos Valadares destaca vantagens do projeto do novo Código de Processo Penal

Antônio Carlos Valadares destaca importância de projeto que dá direitos aos portadores de próteses e órteses

Antônio Carlos Valadares critica o uso de diesel de má qualidade no Brasil

Brasil precisa de ampla política de melhoria do ensino, alerta Antônio Carlos Valadares