Anvisa publica regras para produtos biotecnológicos



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou dois guias com regras para registros de produtos biotecnológicos no Brasil, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconteceu nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, a publicação dos guias é um estímulo para a produção nacional de produtos biotecnológicos, o que pode garantir remédios mais baratos. Com isso, de acordo com Padilha, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá ampliar o atendimento à população.

“Os produtos biotecnológicos são a nova fronteira de medicamentos para tratamentos, sobretudo, de câncer e doenças infecciosas. São os novos tratamentos mais eficazes e seguros para população. No rol de medicamentos que usamos hoje no SUS, 1% dele é biotecnológico, mas ele compromete 34% do orçamento do Sistema Único de Saúde. Quando começarmos a produzir aqui no Brasil, poderemos reduzir o preço e atender um número maior de pessoas”.

Outros dois guias específicos para o registro dos medicamentos Interferon Alfa, usado no combate a infecções virais e tipos de câncer, e Heparina, que tem função anticoagulante, foram publicados pela Anvisa. Padilha disse que agência também criou uma câmara técnica para propor novas políticas para os produtos biotecnológicos. “A ideia é que a gente possa ter instrumentos mais claros para a indústria poder produzir esses produtos no Brasil.”


Fonte:
Agência Brasil



19/10/2011 20:33


Artigos Relacionados


AGU asssegura competência da Anvisa para definir regras sobre rótulos de produtos

Anvisa fixa regras para regularização de produtos de higiene pessoal e cosméticos

Anvisa propõe novas regras para venda de produtos que produzem fumo

Anvisa publica nova norma para produtos biológicos

Anvisa publica novas regras para medicamentos biológicos

Anvisa publica regras para criação de centros que fornecem células humanas