CCJ analisa outras propostas de redivisão territorial do país



Uma semana antes de se manifestar sobre o plebiscito para a criação do estado do Tapajós, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a delimitação da população a ser ouvida neste tipo de consulta. Pela proposta de emenda à Constituição (PEC 72/07) aprovada, de iniciativa do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apenas os habitantes dos estados envolvidos deverão ser consultados sobre o processo de desmembramento territorial em questão.

VEJA MAIS

Segundo explicou o relator na ocasião, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a intenção da medida é eliminar qualquer dúvida sobre os brasileiros que deveriam necessariamente ser ouvidos em um plebiscito do gênero. Atualmente, a Constituição caracteriza a população alvo dessa consulta apenas como "população diretamente interessada", designação considerada imprecisa e que, portanto, daria margem a interpretações divergentes.

Dois outros projetos similares do Senado tramitam na CCJ. O PLS 197/11 - Complementar foi apresentado pelo senador Ivo Cassol (PP-RO) e regulamenta o processo de criação, fusão, incorporação e desdobramento de municípios. Já o PDS 55/07 institui plebiscito sobre a criação do estado do Gurguéia, que deverá reunir 87 municípios desmembrados da parte sul do Piauí. Ambas aguardam designação de relator.

Tramitam na Câmara - alguns há cerca de dez anos - mais três projetos de decreto legislativo relativos a consulta popular sobre a criação de estados e um projeto de lei complementar regulamentando dispositivo constitucional sobre a criação, a fusão, a incorporação e o desdobramento de municípios, todos originados no Senado.

O PDS 18/99 - de iniciativa do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) - é o que apresenta tramitação mais avançada. Em 2009, teve substitutivo aprovado pela Comissão de Justiça da Câmara estabelecendo a convocação de plebiscito no estado de Mato Grosso para que sua população se manifeste sobre a criação dos estados de Mato Grosso do Norte, que deverá reunir 47 municípios, e do Araguaia, a ser composto por 32 municípios.

Quanto aos demais, o PDS 29/99 - também de autoria de Mozarildo - propõe a convocação de plebiscito sobre a criação do estado do Solimões (desmembramento de 26 municípios do estado do Amazonas) e recebeu parecer contrário das Comissões de Finanças e de Desenvolvimento Regional da Câmara; o PDS 274/00, apresentado pelo ex-senador Sebastião Bala Rocha, convoca plebiscito sobre a criação do território federal do Oiapoque (desmembramento do estado do Amapá) e recebeu voto pela inconstitucionalidade da Comissão de Justiça da Câmara; e o PLS 98/02 - Complementar, outro de iniciativa de Mozarildo, ainda não recebeu parecer de nenhuma comissão permanente da Câmara.



27/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA PLEBISCITO E SUBCOMISSÃO PARA REDIVISÃO TERRITORIAL DO PAÍS

Eduardo Siqueira Campos defende redivisão territorial do país

Congresso reacende debate sobre redivisão territorial do país

Mozarildo quer comissão para estudar redivisão territorial do país

Ao lembrar aniversário do Tocantins, Quintanilha defende redivisão territorial do país

ARRUDA DEFENDE REDIVISÃO TERRITORIAL