Saturnino diz que Getúlio, JK e Lula promoveram "mudanças estruturais" no Brasil



Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (28), o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) voltou a comparar os governos de Getúlio Vargas (1930-1945, 1951-1954), Juscelino Kubitschek (1956-1961) e Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação do senador, foram esses três governantes que conseguiram constituir "marcos na história republicana do Brasil", ao introduzirem o que chamou de transformações estruturais na sociedade brasileira.

No caso de Vargas, Saturnino citou a construção de um projeto de nação. JK, para o senador, destacou-se pela interiorização e integração nacional. Lula, pela "distribuição de renda e justiça social estrutural".

O senador observou que, antes da Revolução de 30 levar Getúlio ao poder, a sociedade brasileira da República Velha era marcada pela predominância de políticos locais e de oligarquias.

- Não havia um projeto nacional brasileiro, de nação brasileira. Realmente o Brasil foi outro depois de Getúlio Vargas. Foi o primeiro grande projeto nacional brasileiro que transformou as estruturas deste país - resumiu.

O segundo "grande projeto transformador" teria sido o de Juscelino Kubitschek, opinou Saturnino. Na interpretação do senador, o governo JK merece destaque por ter tido uma "visão do alargamento da fronteira do país" e por promover a integração do imenso território nacional.

- O país conheceu uma nova etapa depois da construção de Brasília e da abertura da fronteira oeste - lembrou.

Na análise de Saturnino, o trabalho do governo Lula em prol de uma transformação da estrutura da sociedade nacional envolve a distribuição de renda, a integração das zonas pobres do país e a "realização da justiça social e econômica".

- É uma justiça estrutural que nunca ocorreu, que nunca esteve presente no Brasil. Ao contrário, desde os tempos da escravidão, este país foi marcado pela injustiça estrutural - disse.

O senador citou o Programa Bolsa Família, a valorização do salário mínimo e o estímulo à agricultura familiar como pontos característicos da transformação pela qual estaria passando o país com o governo Lula.



28/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino compara "campanha contra Lula" ao "mar de lama" que derrubou Getúlio

Ao lembrar mudanças feitas por Getúlio, Cristovam pede que Brasil faça novas mudanças de rumo

Arthur Virgílio sustenta que Lula deve fazer reformas estruturais para o país crescer

Saturnino propõe mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal

Perillo defende reformas estruturais para Brasil produzir mais e melhor

SIMON: GETÚLIO DEU AO BRASIL SENTIDO DE PÁTRIA