Ao receber anteprojeto do novo CPC, Sarney ressalta papel do Legislativo na evolução das leis



O presidente do Senado, José Sarney, ressaltou a importância do papel do Poder Legislativo na modificação e evolução das leis para acelerar a ação da Justiça, de acordo com o que reclamam a sociedade e os chamados operadores do direito. Sarney fez a afirmação em discurso nesta terça-feira (8), ao receber, em cerimônia no Salão Nobre, o anteprojeto do novo Código de Processo Civil (CPC), elaborado por uma Comissão de Juristas instituída pela Presidência do Senado.

VEJA MAIS

O senador destacou que o texto promete redução significativa no tempo de tramitação dos processos: 50% no caso das demandas individuais, e 70% no caso das demandas coletivas.

O excesso de formalismo dos processos, o volume desmedido de ações e a quantidade de recursos submetida aos tribunais, sobretudo os superiores, foram as principais causas da morosidade da Justiça identificadas pela Comissão de Juristas, explicou o senador. O anteprojeto altera toda a sistemática do atual código, ao criar uma parte geral, com dispositivos aplicáveis a todos os procedimentos, inclusive aos recursos e à execução.

Entre as muitas alterações propostas, estão a ampliação dos poderes do magistrado; a extinção de alguns dos chamados incidentes processuais que protelam as decisões; e a determinação de que os prazos do processo passem a correr somente em dias úteis, decisão de impacto tanto para as partes quanto para o advogado, disse ainda Sarney em seu discurso.

O presidente do Senado elogiou o trabalho da comissão, que buscou ouvir e atender aos anseios da sociedade. O texto final, disse o senador, procura privilegiar a simplicidade da linguagem e da ação processual, a celeridade do processo e a efetividade do resultado da ação, além do estímulo à inovação e à modernização de procedimentos, garantindo o respeito ao devido processo legal.

Esta reforma do CPC, explicou ainda o presidente do Senado, soma-se à do Código de Processo Penal, já em análise no Plenário, e à do Código Eleitoral, tarefa para a qual também será criada uma comissão de juristas. Em entrevista coletiva após a cerimônia, Sarney manifestou igualmente o desejo de modificar a legislação de execuções penais para enfrentar o problema carcerário no país.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado



08/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam ressalta papel do Legislativo no fortalecimento das democracias

NAPOLEÃO RESSALTA PAPEL DE SARNEY NA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS

Sarney ressalta papel do parlamento na formação democrática do Brasil

Veja a íntegra do discurso do presidente José Sarney sobre o anteprojeto do novo CPC

Comissão de Juristas entrega anteprojeto do novo CPC e Sarney expressa desejo de votá-lo até o fim do ano

Tião Viana pede reflexão dos parlamentares sobre o novo papel do Legislativo