Gilvam ressalta papel do Legislativo no fortalecimento das democracias
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) subiu à tribuna nesta segunda-feira (9) para defender o fortalecimento da democracia e ressaltar a importância do Poder Legislativo para a manutenção dessa conquista. Gilvam afirmou que o Poder Legislativo, que forma com os poderes Judiciário e Executivo os pilares do Estado, é a representação soberana de qualquer nação.
Depois de uma explanação sobre a sofrida história da conquista da democracia no mundo, o senador assinalou que, no quadro de legalidade institucional, o equilíbrio entre os poderes configura-se fundamental para a democracia. Ele usou como exemplo de desequilíbrio das instituições democráticas a possibilidade de uma crise interna enfraquecer o Congresso Nacional brasileiro.
- Não posso aceitar que paire a mínima manchade suspeição sobre o Congresso Nacional. Não há estado de direito sem a democracia que nos garante o Congresso. Portanto, não pode haver democracia sem um Legislativo forte, independente, senhor dos seus atos, cônscio das suas prerrogativas e seus deveres para com a Nação - enfatizou.
Nesse cenário, Gilvam criticou a exposição negativa dos parlamentares aos olhos da população, ressaltando que quando um congressista cai, toda a instituição fica comprometida perante a opinião pública.
- E a pior condenação são essas sanções sociais, em que se é olhado já com condenação - disse o senador, observando que os membros do Congresso que estiverem sob suspeição devem ser investigados e que os parlamentares de bem tenham seu lado positivo ressaltado.
09/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Palestra destaca papel da tecnologia e da capacitação no fortalecimento do Poder Legislativo
Ao receber anteprojeto do novo CPC, Sarney ressalta papel do Legislativo na evolução das leis
Crescimento com justiça social é o grande desafio de todas as democracias, afirma Gilvam Borges
Convidados defendem fortalecimento do papel dos municípios na defesa civil
Renan destaca papel do Peru no fortalecimento do continente sul-americano
GILVAM BORGES RESSALTA IMPORTÂNCIA DE OBRAS