Apagão recente mostra necessidade de investir mais em energia, diz Ruben Figueiró



VEJA MAIS

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) afirmou que o apagão da semana passada, que deixou sem luz milhões de brasileiros em 11 estados, reacendeu o sinal de alerta do setor de energia.

Segundo o senador, até hoje não se sabe exatamente a causa do apagão, mas uma coisa está certa: o país precisa investir mais na geração e na distribuição de energia.

Ruben Figueiró disse que o planejamento da expansão do sistema elétrico está aquém das necessidades do país, como já advertiu a Associação Brasileira dos Investidores em Produção de Energia. Na geração hidrelétrica, por exemplo, apenas metade do que estava previsto para 2013 ficou pronto, informou o senador.

Ele destacou ainda que, de acordo com a Empresa de Planejamento Energético, para fazer frente ao aumento de 5% ao ano no consumo de energia, o país precisaria de 6 mil novos megawatts. Só que isso não vem acontecendo, destacou Ruben Figueiró.

- Em, 2012, a capacidade do Brasil aumentou menos de 4 mil megawatts, e no ano passado, 5,5 mil megawatts. Reclamo do governo federal maior atenção à questão da política energética do nosso país. A situação, como se encontra atualmente, não se pode mais sustentar - enfatizou, em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (13).

Ruben Figueiró  também registrou a aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais, de seu projeto sobre pagamento de comissões aos comerciários. A proposta irá diretamente para a Câmara dos Deputados, se não houver pedido para votação em plenário.



13/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró alerta para apagão logístico no Centro-Oeste

Ruben Figueiró diz que Mais Médicos desrespeita Constitutição

Ruben Figueiró critica MP que institui programa Mais Médicos

Ruben Figueiró:Carta de 1988 é a mais democrática das Constituições brasileiras

Para Ruben Figueiró, Senado não será mais 'carimbador' do Executivo

Para Ruben Figueiró, política econômica precisa de mais realismo