Aparelho de avaliação da qualidade da internet chega a 7 estados e ao DF



O whitebox enviará informações à Anatel, que reunirá os dados para adoção de medidas que permitam a melhoria do serviço


Usuários da banda larga fixa poderão medir a qualidade da internet nos estados de Goiás, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. O whitebox – aparelho medidor da qualidade da conexão – será enviado nesta terça-feira (30) aos locais citados com o intuito de enviar informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço.

A escolha e a distribuição de aparelhos têm sido feitas nos estados que já contam com grande número de usuários cadastrados, é o caso do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, que possuem maior número de inscritos no programa e já realizaram o teste de velocidade.

De acordo com a Anatel, ainda há necessidade de voluntários em todas as partes do Brasil. Serão selecionadas pessoas de diversos perfis, divididas por unidade da federação, prestadora e faixa de velocidade contratada.

Quem não for escolhido agora poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.

Podem participar todos os usuários - pessoas físicas ou jurídicas - que tenham contrato de prestação e serviço de banda larga fixa em seu nome. Apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.

 

Cadastro

Para participar do projeto, o primeiro passo é fazer a inscrição por meio do site Brasil Banda Larga. Em seguida, deve-se fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).