Casildo Maldaner aponta peso dos impostos sobre os brasileiros



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a próxima quinta-feira (30) completam-se os 150 dias do ano em que o brasileiro trabalha apenas para pagar impostos. Os dados, informou, são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Estudo do instituto aponta que, em 2013, o contribuinte brasileiro destinará 41,08% do seu rendimento bruto para pagar tributos sobre os rendimentos, consumo e patrimônio, entre outros, sem ter a contrapartida nos serviços públicos de qualidade.

- No ano que passou, a arrecadação tributária total chegou a R$ 1,59 trilhão, equivalente a mais de 36% do PIB nacional. Trata-se de um volume gigantesco que, infelizmente, não tem sido revertido em benefícios na medida das necessidades brasileiras – lamentou o senador, em discurso nesta terça-feira (28)

Casildo Maldaner acredita que é preciso reduzir, simplificar e distribuir os impostos, já que a carga tributária impede que o país alcance o crescimento econômico. Apesar de considerar legítima a iniciativa do governo de conceder desonerações a setores específicos, o senador observou que esse tipo de medida apenas alivia temporariamente os problemas e que uma reforma tributária seria a solução mais acertada.

- Não há dúvida de que uma solução global para essa situação é difícil, demorada e extremamente trabalhosa. Tais dificuldades, entretanto, não podem se constituir em obstáculos intransponíveis, nem muito menos servir como justificativa para a inércia - afirmou.

Uma reforma tributária poderia, além de reduzir a carga, rever a distribuição entre os entes federados, na opinião do senador. Casildo lembrou o fato de que a União fica com 60% de tudo o que é arrecadado, enquanto os estados levam aproximadamente 24% e os municípios têm de se contentar com 16%.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner critica peso dos impostos na folha de pagamento

Casildo Maldaner elogia aprovação de projeto que obriga a discriminar os impostos na nota fiscal

Casildo Maldaner comemora aprovação de projetos que isentam de impostos acessórios para pessoas com deficiência

Casildo Maldaner aponta importância do cooperativismo em Santa Catarina

Casildo Maldaner aponta medidas para conter déficit da balança comercial

Apesar da diminuição do desemprego, falta mão de obra qualificada, aponta Casildo Maldaner