SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO SERÁ VOTADO NA QUARTA-FEIRA
A proposta de emenda constitucional que cria o serviço civil obrigatório para os dispensados ou isentos do serviço militar será votada pelo plenário na sessão da próxima quarta-feira (dia 13). A emenda determina que até mulheres e religiosos terão de fazer o serviço civil. Os jovens trabalharão em entidades de assistência social, escolas, prefeituras e em qualquer outro serviço prestado à comunidade.
De autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), a proposta tramita junto com outra do senador Pedro Simon (PMDB-RS), com a mesma finalidades. O novo serviço terá ainda de ser regulamentado depois em lei.
Durante o quinto e último dia de discussão da proposta, o senador Romeu Tuma (PFL-SP), relator da matéria, defendeu a sua aprovação destacando a necessidade de se formar mão-de-obra especializada no país.
- A proposta vem em hora importante para o país. Precisamos aproveitar o enorme contingente de jovens que desejam servir às Forças Armadas. O serviço civil vem suprir a carência de atividade desses jovens - observou.
O líder do Bloco Oposição, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), também defendeu a aprovação da proposta.Ele destacou a capacidade que tem o serviço civil de proporcionar uma opção aos jovens que não encontram lugar no mercado de trabalho.
07/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relatório da Subcomissão da Aviação Civil será votado pela CI na quarta-feira
PLENÁRIO PODE VOTAR AMANHÃ (QUARTA) SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO
SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR
SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR
CÓDIGO CIVIL SERÁ VOTADO NA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO
CÓDIGO CIVIL SERÁ VOTADO NA 5ª -FEIRA PELA COMISSÃO ESPECIAL