Após acordo de líderes, Plenário começa discussão dos novos critérios do FPE
O Plenário deve iniciar em instantes a votação do substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA) a oito projetos que tratam da definição de novos critérios de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Um acordo foi fechado em reunião de líderes e confirmado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, ao abrir a Ordem do Dia desta terça-feira (9).
Segundo Walter Pinheiro, o texto que será votado em Plenário mantém até 31 de dezembro de 2015 os critérios atuais. A partir de 2016, os estados receberão o piso equivalente ao valor que já recebiam. O valor restante será distribuído segundo os novos critérios: população e renda domiciliar per capita.
O acordo prevê a votação do substitutivo de Pinheiro, ficando a votação de destaque, com outro critério de distribuição do excedente, para a sessão desta quarta-feira (10).
Após a reunião, o senador Wellington Dias (PT-PI) informou que os senadores devem discutir um destaque que adota o PIB estadual como referência para as atualizações futuras em substituição à renda per capita domiciliar. Segundo o senador, no entanto, ainda há divergências sobre o destaque.
Mais informações a seguir
09/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Novos critérios do FPE e PEC das Domésticas na pauta do Plenário
Após acordo, Orçamento é aprovado no plenário
Sem acordo de líderes, pauta do Plenário segue trancada
Prossegue discussão em Plenário sobre restrições a novos partidos
Reunião de líderes busca acordo para votações em Plenário
Com acordo de líderes, Plenário coloca mais projetos em votação