Aprovada ampliação de beneficiários do Fies



Matéria retificada às 19h50

Mudanças nas regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foram aprovadas em decisão terminativa, nesta terça-feira (8), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto (PLC 184/09) beneficia professores da rede pública de educação básica e médicos integrantes de programas de saúde da família, que poderão abater mensalmente 1% de seus saldos devedores.

O acesso dos estudantes do ensino técnico de nível médio ao fundo, a ampliação do prazo de amortização do saldo devedor e o uso de certificados do Fies emitidos pelo Tesouro Nacional para a quitação de tributos federais pelas instituições de ensino são outras inovações contidas no projeto, que recebeu parecer favorável, com quatro emendas de redação, do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

A redução dos juros, prevista no projeto, incidirá sobre os contratos já formalizados, explicou o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), lembrando que as dívidas antigas chegam a R$ 300 milhões.

Antes de passar pela CAE, o projeto foi examinado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde recebeu parecer pela aprovação, com duas emendas de redação, do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Para evitar que a matéria voltasse para a Câmara, o que atrasaria a implementação das mudanças no Fies, tanto Zambiasi quanto Garibaldi rejeitaram sete emendas apresentadas no Senado. Algumas das sugestões feitas pelos senadores serão aproveitadas, entretanto, em projeto conjunto a ser elaborado pelas duas comissões.

- As mudanças propostas não desvirtuam os objetivos que norteiam o Fies desde o início, buscando ampliar o alcance do fundo sem comprometer sua sustentabilidade financeira - explicou Garibaldi.

Embora discorde da rejeição de emendas do Senado a projetos da Câmara para evitar demora na tramitação, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) declarou seu voto favorável à proposta pela ampliação dos beneficiários do fundo. Os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Antonio Carlos Junior (DEM-BA), Raimundo Colombo (DEM-SC) e Gim Argello (PTB-DF) também manifestaram apoio não só ao PLC 184/09, mas ao projeto conjunto da CAE e CE com novas alterações para o Fies.



08/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE analisa convênios para a qualificação de beneficiários do Fies

Beneficiários do Fies poderão ter incentivo para qualificação profissional

Programas de qualificação para estudantes beneficiários do Fies na pauta da CAE

Programas de qualificação para estudantes beneficiários do Fies na pauta da CAE

Comissão examina projeto que estimula qualificação de beneficiários do Fies

Comissão aprova incentivo à qualificação profissional de estudantes beneficiários do Fies